O ASSUNTO É

Entenda direitos dos idosos em caso de violação à gratuidade nos ônibus

Publicado em

O acesso ao Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF) é gratuito para pessoas com 60 anos ou mais, desde a última terça-feira (25).

Nesse caso, a mudança permite que as pessoas que se encaixam na gratuidade podem recorrer em diferentes caminhos ao Governo do Distrito Federal (GDF), caso tenham o direito negado ou embarque dificultado.

A Lei nº 7.298/2023 também contempla pessoas com deficiência e seus acompanhantes, mediante apresentação do documento oficial com foto.

Em caso de qualquer negligência contra o beneficiário, a empresa operadora do transporte público coletivo pode ser multada por má conduta do funcionário. A infração é de R$ 495 e o valor pode dobrar em caso de reincidência.

A fiscalização é feita pela própria Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Porém, o usuário também pode registrar reclamação por meio da Ouvidoria, no telefone 162, ou pelo site Participa-DF.

Para o subsecretário de Fiscalização (Sufisa) da Semob, Junio Celso Nicola, o benefício da gratuidade é importante para a população e o cumprimento da regra contará com apoio dos motoristas.

“Os motoristas do transporte coletivo do DF já possuem a cultura de respeitar os direitos da pessoa idosa. Com a nova lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, a população ganha mais espaço no transporte público, favorecendo os seus deslocamentos para trabalho e lazer”, disse Nicola.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Mais Radar

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Inscrições para centros olímpicos e paralímpicos serão abertas nesta sexta (3)

As inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos...

DF é a unidade da Federação em que as mulheres têm a maior remuneração média

De acordo com o 1º Relatório de Transparência Salarial, desenvolvido pelos...

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos...

Ibaneis envia reforço do CBMDF em ajuda ao Rio Grande do Sul devastado

O Rio Grande do Sul enfrenta graves inundações devido a intensas chuvas, registrando 29 mortes e 60 desaparecidos. Em um gesto de solidariedade, o governador do DF, Ibaneis Rocha, enviou equipes de resgate e equipamentos para auxiliar nas operações de salvamento.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»