As empresas JET e Whoosh BR foram credenciadas para operar serviços de compartilhamento de patinetes elétricos no Distrito Federal. A implantação, manutenção e operação dos serviços não geram despesas nem exigem investimentos do GDF.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), as duas empresas estão aptas para o serviço e poderão ampliar o acesso da população aos equipamentos. As operadoras terão permissão de uso de espaços públicos para a exploração comercial dos serviços.
Todas as fases da operação dos patinetes compartilhados ficarão sob responsabilidade integral das empresas credenciadas. Além disso, as operadoras terão de pagar taxa de ocupação de área pública.
“A Semob vai se reunir com as equipes da JET e da Whoosh BR para definir os projetos de atuação de cada empresa, discutir os planos de implantação, as áreas de cobertura, a quantidade de equipamentos e os pontos de estacionamento”, diz Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade.
O início da operação de cada empresa se dará após a concessão do Termo de Autorização, que terá uma vigência inicial de 24 meses.
Entre os itens obrigatórios dos equipamentos estão iluminação, freios, buzina, placa de identificação e indicador de velocidade. A velocidade máxima será de 20 km/h nas ciclovias e ciclofaixas, e de 6 km/h nas calçadas e praças.