O ASSUNTO É

Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados

Publicado em

As empresas JET e Whoosh BR foram credenciadas para operar serviços de compartilhamento de patinetes elétricos no Distrito Federal. A implantação, manutenção e operação dos serviços não geram despesas nem exigem investimentos do GDF.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), as duas empresas estão aptas para o serviço e poderão ampliar o acesso da população aos equipamentos. As operadoras terão permissão de uso de espaços públicos para a exploração comercial dos serviços.

Todas as fases da operação dos patinetes compartilhados ficarão sob responsabilidade integral das empresas credenciadas. Além disso, as operadoras terão de pagar taxa de ocupação de área pública.

“A Semob vai se reunir com as equipes da JET e da Whoosh BR para definir os projetos de atuação de cada empresa, discutir os planos de implantação, as áreas de cobertura, a quantidade de equipamentos e os pontos de estacionamento”, diz Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade.

O início da operação de cada empresa se dará após a concessão do Termo de Autorização, que terá uma vigência inicial de 24 meses.

Entre os itens obrigatórios dos equipamentos estão iluminação, freios, buzina, placa de identificação e indicador de velocidade. A velocidade máxima será de 20 km/h nas ciclovias e ciclofaixas, e de 6 km/h nas calçadas e praças.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Isenção da taxa de inscrição do CNU vai até amanhã (8)

Interessados em pedir isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem fazer a solicitação até 23h59 desta terça-feira (8)....

Mais Radar

Curso gratuito de corte e costura da Fábrica Social abre mil vagas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) abriu inscrições...

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.