O ASSUNTO É

“ELEIÇÃO PARA ADMINISTRADORES SÓ EM 2018? ROLLEMBERG PENSA QUE O POVO É BESTA”, DIZ O DEPUTADO RICARDO VALE

Publicado em

1adepvale3O deputado distrital Ricardo Vale disse que o projeto do Executivo que propõe eleição direta para administradores não será aprovado pela Câmara Legislativa do jeito que Rollemberg quer “como, por exemplo, o de realizar o pleito somente em 2018, quando nem ele sabe se será reeleito”, disse o deputado ao Radar.

                                                           

1aLETRA1 Ogovernador Rodrigo Rollemberg pela terceira vez garantiu que o seu governo irá promover eleição direta para administradores regionais do DF. A conversa surgiu durante a campanha eleitoral, o que levou grande parte do eleitorado do DF acreditar na promessa feita pelo então candidato, que dizia que era uma maneira de acabar com o loteamento político do governo.

Ao assumir o Buriti em janeiro de 2015, e cobrado pela proposta, o governador resolveu esticar o prazo para 2016, no mesmo período em que ocorrerão as eleições municipais no País. No mês passado, no entanto, o Governo de Brasília resolveu anunciar que a eleição direta para o cargo de administrador regional será implantada só em 2018.

“Rollemberg acha que o povo do Distrito Federal tem memória curta ou que é besta”, disse o deputado Ricardo Vale que espera pela tal proposta. Segundo ele, a o projeto  será profundamente debatido pela Câmara Legislativa e com a  ampla participação popular.

O deputado afirmou que o governador que já foi parlamentar sabe que é necessário incluir isso à Constituição Federal. “Aliás, em 2011, o então senador Rodrigo Rollemberg fez um projeto de emenda à constituição para em seguida fazer a sua campanha em cima de um projeto que ficou apenas no papel no Senado Federal”, lembrou o distrital.

Quanto ao projeto que será enviado a Câmara Legislativa, o deputado disse que desconhece o seu inteiro teor, mas acredita que se houver os meios legais e jurídicos para tornar isso em realidade, a CLDF irá debater o tema com profundidade com a população e garantir que esse processo eleitoral ocorra ainda este ano e não somente em 2018 como é o desejo do governador.

Afirmou que a proposta vai sofrer emendas como a de dotar as administrações de orçamento próprio, já que seus administradores serão eleitos pela população de cada cidade.

“Na verdade, nós deputados, vamos ajudar o governador a cumprir o compromisso de campanha dele difundido a exaustão nas eleições de 2014, quando criou uma falsa expectativa de que essa promessa se realizaria no seu primeiro mês de desgoverno”, alfinetou.

Ricardo Vale disse que a eleição direta para administradores regionais seria a vingança da população do DF contra um governo que quer vender a o Sistema de Saúde do DF; que acabou com os direitos dos servidores públicos e que est’a deixando a Segurança e a Educação em frangalhos.

“Ele planeja realizar a eleição para administrador somente em 2018 por saber que dificilmente conseguiria eleger alguém. Teria a maioria absoluta dos administradores eleitos pelo voto popular em oposição ao seu desgoverno, cuja única obra feita até agora foi a de demolir casas de pessoas pobres”, criticou Vale.

Da Redação Radar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.