O ASSUNTO É

EITA LASQUEIRA! ELEIÇÃO DIRETA PARA ADMINISTRADORES DE CIDADES DO DF. ALGUÉM ACREDITA NISSO?

Publicado em

1AELEICAONo jargão do jornalismo político “estelionato eleitoral” é quando um político promete muito e não cumpre nada do que se dispôs a fazer quando chega ao poder. O governador Rodrigo Rollemberg que prometeu durante a sua campanha realizar eleições diretas para administradores, sabe que jamais a promessa será consolidado sem que antes isso seja definido pela Constituição Federal.

                                                             

LETRA O NOVOgovernador Rodrigo Rollemberg apresentou, no final da sexta-feira passada (13), projeto para instituir a eleição direta para administradores regionais. O texto, que propõe voto facultativo e pleito a cada quatro anos, simultaneamente ao de governador, estará disponível para consulta pública na internet a partir desta segunda-feira (16). Como o povo não é burro, como alguns políticos acreditam que seja, milhares de cidadãos brasilienses vão pedir um “basta de enganação” ou sugerir que ele, Rodrigo Rollemberg, primeiro altere a Constituição Federal.

O Distrito Federal é uma unidade federativa diferente das demais, pois não é um estado, nem um município. É, na realidade, um território autônomo, dividido em regiões administrativas, cujos administradores são indicados pelo Governador, sendo constitucionalmente vedada a existência de municípios no interior do Distrito Federal.

Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte aprovou a autonomia política do Distrito Federal, o que resultou, pela promulgação da Constituição em 1988, nas eleições diretas para governador, vice-governador e 24 deputados distritais. O primeiro governador eleito pelo voto direto foi Joaquim Roriz.

O governador Rodrigo Rollemberg que já foi deputado distrital, deputado federal e senador da República sabe mais do que todo mundo que, para consolidar tal promessa que o ajudou a subir em todas as fases de sua vida publica, se faz necessário inclui a proposta à Constituição.

Em 2011 quando estava no mandato de senador e já pensando entrar na campanha de governador três anos depois, Rodrigo Rollemberg deu entrada de uma proposta de emenda à Constituição 29/2011 que prévia a escolha dos administradores regionais do DF por meio de eleição direta.

Na justificativa, o autor lembrava que a Constituição Federal veda a divisão do DF em municípios e dizia que o objetivo da PEC era o de legitimar, pelo voto popular, a escolha dos gestores das administrações regionais do DF, “dotá-los de mandatos e, assim, de um compromisso efetivo com os interesses aos quais devem devotar atenção”.

Para muitos operadores do direito, mesmo que a Câmara Legislativa aprove a proposta enganosa de Rodrigo Rollemberg é mais um ato eivado de inconstitucionalidade. Resta saber se os distritais estão dispostos a compartilhar desse velho e batido estelionato eleitoral. O povo não é burro, senhores!

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) prepara uma programação com atividades que vão dos...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->