O ASSUNTO É

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Publicado em

O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho entra em vigor nesta sexta-feira (21).

A medida abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).

Praticado há décadas para servidores públicos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o crédito consignado permite juros mais baixos que os de mercado. Isso porque as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o que reduz a chance de inadimplência.

Na página da Carteira de Trabalho Digital na internet ou no aplicativo de mesmo nome, o trabalhador pode autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial, sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, para pedir a proposta de crédito.

Após a autorização de uso dos dados, o trabalhador recebe as ofertas em até 24 horas, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal eletrônico do banco. As parcelas do crédito consignado serão descontadas na folha do trabalhador mensalmente, por meio do eSocial, até a margem consignável de 35% do salário bruto, incluindo comissões, abonos e demais benefícios.

Após a contratação, o trabalhador acompanha mensalmente as atualizações do pagamento.

Qualquer trabalhador com carteira assinada, empregados domésticos e rurais; assim como empregados contratados por MEI. A contratação é feita somente por meio da Carteira de Trabalho Digital. A partir de 25 de abril, poderá ser feita diretamente no site ou aplicativo dos bancos.

Em caso de desligamento, o valor devido será descontado das verbas rescisórias, observado o limite legal de 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória.

Se o valor descontado for insuficiente, o pagamento das parcelas é interrompido, sendo retomado quando o trabalhador conseguir outro emprego CLT.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

O Minha Casa, Minha Vida pode ser acessado também pela classe...

Aposentados que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º

Começa nesta sexta-feira (2) o pagamento da primeira parcela do décimo...

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

Contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com...

Aposentados e pensionistas começam a receber antecipação do 13º

O pagamento vai até 8 de maio e é realizado de forma escalonada, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (22) a parcela de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.