O ASSUNTO É

Portabilidade de contrato antigo para consignado CLT começa a valer

Publicado em

Trabalhadores com empréstimos consignados antigos podem fazer a portabilidade para o programa Crédito do Trabalhador. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, existem 3,8 milhões de contratos antigos de consignados, que somam cerca de R$ 40 bilhões.

O programa fornece crédito com juros mais baixos a trabalhadores com carteira assinada, desde março. Essa é a terceira etapa de ampliação da portabilidade da nova linha de consignado para trabalhadores CLT.

Em abril, o trabalhador podia trocar dívidas caras por mais baratas dentro do mesmo banco. Em maio, começou a valer a migração do consignado para CLT entre bancos diferentes.

Na nova etapa, qualquer dívida de qualquer banco poderá ser migrada, inclusive as linhas do Crédito do Trabalhador contratadas desde março.

As mais de 70 instituições financeiras habilitadas no programa já estão autorizadas a oferecer a troca diretamente em seus aplicativos e sites. Nessa fase, a migração ainda não está disponível na Carteira de Trabalho Digital.

A troca só é vantajosa nos casos em que o consignado tenha juros mais baixos que as linhas de crédito contratadas pelo trabalhador.

Em média, o crédito direto ao consumidor tem juros em torno de 7% a 8% ao mês. No programa Crédito do Trabalhador, as taxas estão um pouco acima de 3% ao mês, com alguns bancos cobrando 1,6% ao mês.

No aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados (como CPF, tempo de empresa e margem disponível). Em até 24 horas, instituições financeiras enviam ofertas de crédito.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A força de quem governa para o povo: Ibaneis conquista prestígio e poder

Com 61% de aprovação de seu governo, Ibaneis Rocha consolida liderança política no DF e desponta como forte nome ao Senado em 2026, enquanto impulsiona Celina Leão na disputa pelo Buriti. Um ciclo de poder e prestígio em alta.

Mais Radar

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (31) o lote da malha...

Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas

Titulares que tiveram descontos irregulares de mensalidades cobradas por associações e...

Caixa credencia revendedoras para o programa Gás do Povo

A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta quinta-feira (23), a etapa de...

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

A compra da casa própria está mais acessível para quem busca...

Governo sanciona gratuidade em conta de luz para famílias de baixa renda

A conta de luz gratuita para famílias de baixa renda que...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.