O ASSUNTO É

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Publicado em

As novas regras para emissão eletrônica de notas fiscais por Microempreendedores Individuais (MEIs), começaram a valer nessa terça-feira (1°). As medidas valem para as emissões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Algumas das mudanças estão relacionadas à necessidade de atualização de dados e códigos no sistema. O documento inclui a atualização na tabela de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), destinado a identificar o tipo de transação e seu impacto na tributação.

Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), “será preciso inserir o Código de Regime Tributário Simples Nacional – MEI (CRT 4), que deve ser usado em conjunto com o CFOP adequado à operação fiscal”.

O MEI deve preencher o campo com o regime tributário de microempreendedor individual, que poderá ter a validação realizada na base da Secretaria da Fazenda do estado.

“Outra mudança é que o MEI, ao realizar venda interestadual a não contribuinte, não precisa se preocupar com o preenchimento de informações referentes ao Diferencial de Alíquotas, pois tal informação é irrelevante por ocasião da utilização do CRT 4”, traz o documento do Sebrae.

As novas regras para o MEI 2025 incluem também mudanças no teto de faturamento, na contribuição mensal e na emissão de notas fiscais. Os serviços podem ser acessados por meio do Portal do Empreendedor do Governo Federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é eleita pela segunda vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste

Mais uma vez, Brasília foi premiada como a cidade detentora dos melhores índices de sustentabilidade. O título é sedido às cidades que equilibram o...

Mais Radar

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

BC reduz previsão do PIB em 2025

O relatório de política monetária do primeiro trimestre mostra a projeção...

Mais de 48 mil pessoas contratam consignado para CLT

Mais de 48 mil pessoas contrataram R$ 340,3 milhões em empréstimos...

Registro de técnicos no CFT/CRT sobe 1.594,59% em 5 anos

Nos últimos cinco anos, o percentual de profissionais formados em cursos...

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho entra...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.