O ASSUNTO É

Governo devolve R$ 2,8 bilhões a aposentados por descontos indevidos

Publicado em

O governo federal ressarciu R$ 2.820.799.182,93 às vítimas de descontos irregulares de mensalidades cobradas por associações, sindicatos, entidades de classe e organizações em benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O total ressarcido atende 4.137.951 solicitações de contestação apresentadas por aposentados e pensionistas que questionaram os descontos irregulares. O valor foi divulgado no último balanço realizado pelo instituto, com base nos dados registrados até 26 de dezembro.

De acordo com o balanço do INSS, ao todo foram abertos 6.362.898 pedidos de contestação de descontos indevidos. Deste total, 6.231.376 são contestações de beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

Apenas em 131.522 pedidos abertos houve reconhecimento da autorização para os respectivos descontos de mensalidades.

Ao todo, 44 entidades foram contestadas pelo governo federal a prestar informações sobre os descontos em benefícios do INSS. Do total de pedidos de apuração, as entidades responderam com documentação a 1.592.421 pedidos.

Canais de atendimento
De acordo com o balanço, o canal de atendimento mais buscado pelos beneficiários e pensionistas para contestar os descontos foi o Meu INSS (aplicativo e site): com 3.440.069 pedidos ou 54,1% do total.

Em segunda posição, está a central telefônica 135, com 419.924 pedidos (6,6%), seguida pelo atendimento prestado em agências dos Correios (2.259.424 pedidos, 35,5%). Por fim, estão os pedidos abertos de ofício: 243.239 (3,8%).

Os descontos das mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários estão suspensos desde 23 de abril, quando a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, que tornou pública a existência de um esquema que lesou milhões de beneficiários do INSS de todo o Brasil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país

O Ministério da Saúde anunciou a conclusão da formação de 109 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)...

Mais Radar

Caixa começa a pagar saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

O pagamento dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de...

Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda (29)

Acaba nesta segunda-feira (29) o prazo para sacar o abono salarial...

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

Em 2026, o consumidor poderá pagar mais barato na conta de...

Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial

Um total de 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep,...

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025

No próximo ano, cerca de 26,9 milhões de pessoas poderão sacar...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.