O ASSUNTO É

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Publicado em

O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 15% ao ano. A decisão surpreendeu parte do mercado financeiro, que esperava a manutenção em 14,75% ao ano.

Essa foi a sétima elevação seguida dos juros básicos. A Selic está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. De setembro do ano passado a maio deste ano, a Selic foi elevada seis vezes.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Pelo novo sistema de meta contínua em vigor desde janeiro, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária elevou para 5,1% a previsão do IPCA para 2025, mas a estimativa pode ser revista, dependendo do comportamento do dólar e da inflação. O próximo relatório será divulgado no fim de junho.

As previsões do mercado estão mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 5,25%, quase 1 ponto acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 5,5%.

O mercado projeta crescimento melhor. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2,2% do PIB em 2025.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás: Reforma da UTI pediátrica do Hecad eleva padrão de atendimento

A modernização priorizou a segurança hospitalar, a redução de infecções cruzadas, o conforto dos pacientes e a privacidade das famílias.

Mais Radar

Caixa libera abono salarial para nascidos em novembro e dezembro

Trabalhadores com carteira assinada nascidos em novembro e dezembro e que...

Brasileiros sacam R$ 318,37 milhões em valores a receber em junho

Em junho deste ano, os brasileiros sacaram, R$ 318,37 milhões em...

Mais de 90% dos aposentados que fizeram acordo foram ressarcidos

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que, o número de...

Brasil registra criação de 166,6 mil postos de trabalho em junho

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 166.621 postos...

Aneel autoriza renovação de contratos com distribuidoras inadimplentes

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou renovação de contratos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.