Trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho que ganham até dois salários mínimos podem sacar, a partir desta quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS).
O valor será destinado a cerca de 3,8 milhões de titulares. Também estão inclusos o benefício do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). Ao todo, será liberado pela Caixa Econômica Federal pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês.
Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador.
Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil.
Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento.
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.