O ASSUNTO É

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º

Publicado em

Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar a antecipação do décimo terceiro salário. A antecipação será paga em duas parcelas: a primeira, de 24 de abril a 8 de maio e a segunda, de 26 de maio a 6 de junho.

A previsão é de injetar R$ 73,3 bilhões na economia. As datas são definidas com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e com base na renda do beneficiário. A consulta pode ser feita no aplicativo Meu INSS ou no site gov.br/meuinss.

Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes. Este será o sexto ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício.

Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Renda Mensal Vitalícia, não têm direito a décimo terceiro salário.

2025 - pagamento 13º INSS

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mostra de tecnologia Brasília Mais TI agita semana na capital

Até esta quinta-feira (21), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães sedia o mais completo evento de tecnologia do Centro-Oeste. O Brasília Mais TI é...

Mais Radar

Prova de Vida foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

De acordo com o governo federal calcula que, 30,5 milhões de...

Governo vai migrar 4 milhões de contratos para app do consignado CLT

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai transferir cerca de...

CLDF aprova compra do Banco Master pelo BRB por R$ 2 bilhões

Transação, que cria conglomerado financeiro mais robusto, aguarda aval do Banco Central. Expansão fortalece BRB em crédito imobiliário, agronegócio e programas sociais.

Aquisição do Banco Master pelo BRB ganha apoio do setor produtivo do DF

Entidades empresariais do Distrito Federal manifestaram, por meio de uma carta...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto

Nesta segunda-feira (18), a Caixa Econômica Federal começa a pagar a...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.