Os drones são aliados para garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval no Distrito Federal. Os equipamentos são utilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) em operações especiais, ações de salvamento e manifestações na área central da capital, e, agora, vão reforçar as equipes de policiamento durante a folia.
A secretaria amplia a capacidade de monitoramento de multidões e áreas de difícil acesso, permitindo a identificação de comportamentos suspeitos e a resposta rápida em situações de emergência.
De acordo com o chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos da pasta, Márcio Lobo, a utilização das aeronaves não tripuladas otimiza o trabalho das forças de segurança ao garantir uma coordenação eficaz entre as equipes.
“Hoje, o uso dos drones nos possibilita, além do monitoramento aéreo e vigilância do evento em si, identificar eventuais princípios de confusão e focos de violência. Outra funcionalidade é municiar as forças policiais com as imagens para futuras investigações. Eles trouxeram agilidade e precisão na utilização das informações”, explica o responsável.
Os dispositivos, equipados com câmeras de alta resolução, registram imagens que são encaminhadas, em tempo real, para os centros de comando e autoridades.