O Distrito Federal foi classificado como o local mais seguro do país para dirigir, conforme um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Com nota de até cinco pontos para cada estado, a IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança) avaliou diversos índices de segurança viária entre as 27 unidades da federação.
O DF alcançou quatro pontos, à frente do Rio Grande do Sul (3,86), de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro (3,71) e de São Paulo (3,57). A metodologia se baseia em sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Foram analisados a gestão da segurança no trânsito; vias seguras; segurança veicular; educação para o trânsito; vigilância, promoção da saúde e atendimento às vítimas; normatização e fiscalização e indicadores de mortalidade.
“A partir de um mapeamento feito por uma consultoria especializada, foi possível localizar os tipos de acidentes mais recorrentes no DF e atuar de forma pontual para reduzir ocorrências”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Também há foco em obras de infraestrutura urbana em regiões que careciam de drenagem e pavimentação, como Vicente Pires e Sol Nascente, para reorganizar a malha viária e melhorar a circulação.
As ações educativas do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) reforçam a importância da responsabilidade no trânsito em diferentes regiões do DF.
As atividades buscam sensibilizar condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre os comportamentos seguros e a importância da conscientização coletiva para a redução de riscos no trânsito.
Entre as ações, a pasta conta com a blitz educativa, que orienta motoristas sobre respeito à travessia, uso do celular ao volante e riscos da combinação de álcool e direção; o programa de palestras sobre segurança na travessia de pedestres; e o projeto voltado a entregadores de aplicativos.