O ASSUNTO É

Distritais destinam suas emendas no valor de R$ 352 milhões para salvar a Saúde do Governo de Brasília

Publicado em

A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), ressaltou a importância da articulação política para alcançar o acordo de destinação de emendas para fortalecer a Saúde Publica do DF. A manifestação da distrital se deu no momento em que o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sancionava nesta quinta-feira (17), o projeto de lei nº 627/2015, aprovado pela Câmara Legislativa, que destina à Saúde do DF cerca de R$ 352 milhões.

O montante foi alcançado por meio de compromisso de todos os deputados distritais em destinar dois terços das verbas de suas emendas ao orçamento para a pasta, que se encontra em crise. . “Os deputados abriram mão de suas emendas, que poderiam ser destinadas às suas bases eleitorais, para resolver a situação da Saúde. E vamos acompanhar a execução dessas emendas para garantir que o dinheiro seja efetivamente aplicado nessa área”, observou Celina Leão.

O projeto de lei também incluiu as emendas dos parlamentares que participaram da elaboração do orçamento na legislatura anterior, mas não foram reeleitos. Devido à importância que o aporte de recursos representa para o GDF, Rollemberg fez questão de comparecer pessoalmente à Câmara Legislativa para sancionar o PL.

“O que estamos sancionando tem uma importância especial, pois impacta diretamente na saúde da população. Por isso quero agradecer o apoio de todos os parlamentares, que demonstram aqui sua preocupação com a Saúde do DF. Esse é um presente não para o governo, mas para Brasília”, afirmou Rollemberg.
O governador, no entanto, fez um pedido aos distritais: “A Câmara Legislativa já garantiu o orçamento, mas ainda precisamos garantir o financeiro. Esperamos que a Casa aprove o conjunto de matérias que enviamos para sanar as contas do DF”.

Para o secretário de Saúde do DF, Fábio Gondim, a verba veio na hora certa. “Estamos com cirurgias suspensas por falta de material e tivemos até mesmo dificuldade em garantir a alimentação dos pacientes. Esses recursos representam um alívio para a Saúde”, afirmou. Segundo Gondim, os recursos já devem estar disponíveis na próxima terça-feira (22).

O procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa, também reconheceu a importância das emendas parlamentares para as contas públicas. “Esse é um ato de nobreza da Câmara Legislativa. Brasília agradece e reconhece a importância que esta Casa confere à Saúde”, elogiou.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Registro de técnicos no CFT/CRT sobe 1.594,59% em 5 anos

Nos últimos cinco anos, o percentual de profissionais formados em cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e registrados no Sistema CFT/CRTs, que...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->