Por Lilian Tahan, da Grande Angular
“Considero que o governador foi desrespeitoso com funcionários públicos dedicados e de conduta irrepreensível, como foi o caso do Dr. Souto, do Dr. Lóssio e do Dr. Mauro Cezar. Rollemberg cometeu um retrocesso histórico ao retornar o controle da Sesipe para a Secretaria de Segurança, o que mostra que, para ele, o sistema prisional é caso de polícia.” Disse o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) após romper nesta quarta-feira (24) com Rollemberg.
crise na Segurança Pública tem mais um capítulo, depois da fuga de dez presos da Papuda, no último domingo (21/2). Todo o grupo político ligado ao deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB) apresenta nesta quarta-feira (24) a carta de demissão ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Entre os postos que ficam vagos estão cargos estratégicos, que vão desde o sistema prisional até o comando do Na Hora e Procon.
O parlamentar antecipou à coluna Grande Angular alguns dos nomes que desembarcam da gestão socialista. A maior parte dos servidores ligados a Ribeiro ocupavam cargos na Secretaria de Justiça e Cidadania, bem como no sistema penitenciário. O administrador de Sobradinho, Divino Sales, também deixará o cargo.
Na tarde de ontem, os secretários de Justiça, João Carlos Souto; da subsecretaria do Sistema Penitenciário, João Carlos Lóssio; e o diretor de PDF 1, Mauro Cezar Lima, foram exonerados de seus cargos. Todos eram pessoas da confiança de Ribeiro. O distrital só ficou sabendo da demissão minutos antes do anúncio feito por Rollemberg a respeito das substituições. “O governador me telefonou e só me avisou sobre a saída de Lóssio. Fui pego de surpresa quanto ao Souto”, disse o deputado tucano.
Na manhã desta quarta, Ribeiro reuniu-se com o seu grupo político em uma casa no Lago Norte. Na ocasião, seus apoiadores lhe entregaram suas cartas de demissão do governo. O parlamentar, no entanto, pediu a agentes penitenciários que são diretores dos presídios para que não saiam imediatamente com o objetivo de “não deixar os presídios às moscas.”
O distrital fará um pronunciamento sobre sua decisão a partir das 16h, na Câmara Legislativa.
Veja a lista a seguir:
Divino Sales, administrador de Sobradinho
Maria Quitéria, ouvidora da Sejus
Júlio César, secretário-adjunto
Richard Valeriano, coordenador geral da Sesipe
José Vieira, subsecretário da Provitima
Joana Darc, subsecretária de Cidadania e Prevenção ao Uso de Drogas e presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas
Francisca Aires, diretora da Funap
Carlos Soares, diretor-adjunto da Funap
Coronel Caio Guimarães, chefe da Inteligência da Sejus
Oscar Silva, diretor do Procon
Natanair de Melo, gerente de pátio de um dos presídios
Saulo Diniz, Subsecretário do Na Hora
Celso Wagner, subsecretário da Unidade de Administração Geral
Jean Cardoso, GFAP
Luiz Carlos Dantas, gerente de Saúde da Sesipe
Anderson Ribeiro, diretor adjunto de PDF1
Luiz Carlos Dantas
Também integram a lista os seguintes servidores da Sesipe:
Douglas Leandro
Aline Arion
Aluísio de Sousa
Daniel Eufrásio
Kátia Regina
Dênia Magna
Postado por Radar