O Diretor-geral do Detran do Distrito Federal, Takane Kiyotsuka, anunciou nesta terça-feira (14), que Brasília está se preparando para implementar um sistema inovador que ajustará automaticamente o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a demanda de veículos.
Essa medida tem como objetivo principal garantir uma maior fluidez do trânsito, reduzir a emissão de gases poluentes e amenizar o congestionamento na capital federal que atualmente conta com uma frota com mais de 2 milhões de veículos.
Takane, que assumiu o cargo de diretor-geral do Detran-DF há quatro meses, enfatizou que a questão semafórica é uma das prioridades de sua gestão, uma vez que o sistema atual está completamente ultrapassado.
Disse que tem o apoio do governador Ibaneis Rocha que vem investindo em grandes obras estruturantes, como novas avenidas e viadutos, e que a implementação do Trânsito Inteligente será o complemento para melhorar toda a mobilidade urbana da cidade.
Ele pontuou que a tentativa mais recente de inovação no sistema semafórico do Distrito Federal, foi marcada por desencontros entre as empresas envolvidas no projeto.
“Uma empresa ficou responsável pelo fornecimento dos equipamentos, outra pela fiação e uma terceira pela manutenção. O resultado não foi satisfatório. Diante disso, o Detran-DF optará por contratar uma empresa que seja responsável por todo o sistema semafórico, fornecendo equipamentos de última geração'”.
O gestor citou o exemplo de São Paulo que implantou uma nova tecnologia no seu sistema semafórico, onde os semáforos são conectados por meio de fibra ótica e utilizam chips de telefonia com 5G, o que torna o processo de comunicação entre os semáforos e a central mais ágil.
“Essa iniciativa faz parte do conceito de cidades inteligentes, utilizando a internet das coisas para otimizar o tráfego nas vias da cidade”, disse.
Takane ressaltou que o assunto já está sendo discutido por técnicos especializados na área de tecnologia do órgão.
Para ele, a inteligência artificial será fundamental para a automação do sistema semafórico de Brasília. “A expectativa é que o tráfego em Brasília se torne mais fluido e seguro, reduzindo o estresse dos condutores e melhorando a qualidade de vida da população”, concluiu.