O ASSUNTO É

DIA DE FINADOS| Secretaria divulga planejamento para cemitérios

Publicado em

No próximo sábado (2), Dia de Finados, os seis cemitérios do Distrito Federal receberão reforço no policiamento e ações de trânsito. Localizadas na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga, as unidades estarão abertas para visitação das 7h às 19h.

 

A ação se repete no domingo (3/11), mas não com o mesmo aparato policial e interdições de trânsito. O policiamento será mantido e haverá policiais e agentes nas imediações dos cemitérios para controle do trânsito.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o reforço do policiamento nos arredores dos cemitérios em todas as regiões.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) posicionará viaturas nos estacionamentos para facilitar atendimentos, caso necessário. De qualquer forma, a orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

Trânsito

No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), onde há mais movimentação, a entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV).

Um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo a uma parada de ônibus, ficará aberto para atender aos visitantes que chegarem ao local. O outro permanecerá fechado por não haver estacionamentos próximos. Todos os acessos estarão sinalizados pelos órgãos de trânsito.

O trânsito nas proximidades do cemitério terá sentido único. Os retornos na altura do setor hospitalar estarão todos fechados.

Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na Estrada Parque Polícia Militar (EPPM), via em frente ao Setor Policial Sul, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia.

O condutor não poderá fazer a volta no balão em frente ao cemitério, que estará parcialmente bloqueado. “Neste ponto haverá apenas duas saídas: à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte”, completou Edvã.

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência e aos idosos. Para utilizar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran/DF.

Prioridades

Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno. Portanto, o acesso de veículos será restrito às pessoas com deficiência e às viaturas. Os demais condutores deverão utilizar local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres.

A via de acesso ao cemitério, a DF-475, será fechada pelo DER para o acesso de veículos, exceto aos de emergência, policiamento, condutores com mobilidade reduzida e imprensa.

As equipes do Detran atuarão em apoio ao DER, na Avenida Contorno do Gama, altura da rotatória de ligação à DF 475.

Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança.

Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho serão disponibilizadas vans aos visitantes para transportá-los gratuitamente, de modo a facilitar a entrada dos pedestres. Os automóveis serão cedidos pela concessionária que administra os cemitérios.

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.