O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado ao atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
A primeira unidade será instalada no Plano Piloto, e há a previsão de mais duas nas regiões Sudoeste e Norte.
“O projeto que está sendo tratado é no sentido de que a gente abra pelo menos um centro desses em cada uma das regiões do Distrito Federal, para que possamos acolher todos da melhor forma possível”, ressaltou, Ibanies.
O Centro será composto por equipes multidisciplinares, com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
“Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor é o apoio para o desenvolvimento dessas crianças, adolescentes e adultos. Já na Atenção Primária, poderemos aplicar critérios para ver se esse paciente realmente tem algum transtorno, para que seja orientado e encaminhado para os centros de referência. Esses espaços vão acolher os pacientes, que ficarão conosco durante toda a jornada”, explicou a secretária-adjunta da Secretaria de Saúde (SES-DF), Edna Maria Marques de Oliveira.
Também serão instaladas salas multissensoriais e equipamentos de estímulo e interação social. O serviço será feito de forma integrada com a Atenção Primária de Saúde.