O ASSUNTO É

DF tem unidade de referência para tratar casos de atrofia muscular espinhal

Publicado em

No Distrito Federal, o Hospital de Apoio de Brasília (HAB) é referência no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) e oferece a triagem neonatal mais completa do país. A doença ocorre, em média, em um a cada 10 mil nascidos vivos.

Para conscientizar a população e estimular políticas públicas, 8 de agosto é, por lei, o Dia Nacional da Pessoa com AME.

A referência técnica distrital (RTD) em doenças raras, Maria Tereza Rosa explica que ”o DF é uma das poucas unidades da Federação que realiza o teste do pezinho ampliado. Cada teste faz nove tipos de exames e pode detectar até 60 doenças para que a criança receba o tratamento desde os primeiros dias de vida”.

Nas maternidades da rede pública do DF, o exame é feito em todos os nascidos vivos. Equipamentos de ponta instalados no hospital para análise de materiais genéticos permitem a ampliação de diagnósticos, incluindo o rastreio da AME e outras doenças.

Os exames coletados são encaminhados para o serviço de referência em triagem neonatal, no Hospital de Apoio.

“A triagem neonatal para AME combinada com tratamento precoce resulta em melhor performance de movimento em crianças afetadas, incluindo a capacidade de andar, quando comparada a crianças diagnosticadas assim que os sintomas se desenvolvem”, ressalta Maria Tereza Rosa.

A doença afeta as células nervosas da medula espinhal responsáveis por controlar os músculos, bem como outras células presentes no corpo humano. Isso impacta progressivamente funções vitais básicas, como andar, engolir e respirar.

Existem três medicações usadas para corrigir o defeito genético provocado pela doença e reduzir as chances de óbito e de complicações mais graves. Os remédios de alto custo começaram a ser disponibilizados pelo SUS em 2019 para crianças de até seis meses de idade.

No país, estima-se que acometa mais de 1.525 pessoas, de acordo com levantamento do Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (Iname).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF amplia atendimento gratuito com Saúde Mais Perto

Programa no Riacho Fundo oferece 3 mil atendimentos até 29 de novembro. A ação inclui consultas e exames gratuitos para diversas especialidades e segue para mais quatro regiões.

Mais Radar

GDF combate venda ilegal de passagens e fraudes nos cartões de transporte

Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e...

GDF amplia atendimento gratuito com Saúde Mais Perto

Programa no Riacho Fundo oferece 3 mil atendimentos até 29 de novembro. A ação inclui consultas e exames gratuitos para diversas especialidades e segue para mais quatro regiões.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito terá ação educativa

Educadores do Detran-DF farão atividades para os visitantes do Jardim Zoológico e para ciclistas no Eixão Sul, na manhã de domingo (17)

Publicado chamamento público para incentivar Carnaval de rua do DF

O chamamento público de organizações da sociedade civil (OSCs) tem como...

Transporte coletivo do DF é reforçado com nova frota de ônibus

Para complementar a frota de transportes coletivos, o Distrito Federal traz...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»