Segundo dados da Associação Médica Brasileira (AMB), em 2022, o Distrito Federal tinha a maior concentração de médicos do país na rede pública e privada, com 5,53 médicos a cada mil habitantes.
O relatório é baseado em uma pesquisa realizada em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O estudo mostra que o DF também tem a maior força de trabalho cirúrgica, o que significa uma maior quantidade de especialistas em cirurgia geral, cardiovascular, pediátrica, oncológica, anestesia e obstetrícia.
De acordo com o presidente da AMB, César Eduardo Fernandes, a capital tem um cenário privilegiado em relação ao resto do país. “O DF tem 2,9% de todos os médicos do Brasil, para apenas 1,5% da população nacional”.
O balanço ainda revelou que, no Distrito Federal, há 115 profissionais para cada 100 mil habitantes. O índice está acima da média nacional, de 66 médicos por 100 mil habitantes.
No entanto, a capital federal tem o terceiro menor número de consultas médicas por habitante por ano, na rede pública, segundo revela a pesquisa. Ou seja, um usuário de hospitais públicos faz 1,94 consultas por ano, enquanto quem possui plano de saúde faz, em média, 3,69 atendimentos.