O ASSUNTO É

DF reforça prevenção e tratamento contra HIV e Aids no Dezembro Vermelho

Publicado em

Com o objetivo de chamar atenção para a prevenção e o tratamento do vírus HIV e a Aids, o mês de dezembro é símbolo dessa luta no Distrito Federal. A campanha acontece desde 2017, após a promulgação da Lei nº 13.504.

Conforme o Boletim Epidemiológico do DF, entre 2018 e 2022 foram notificados 3.684 casos de infecção pelo HIV e 1.333 casos de adoecimento por Aids.

O coeficiente de mortalidade por Aids no Distrito Federal diminuiu 21,6% em cinco anos – caiu de 3,3 para 2,7 no período. O boletim mostra também redução nos casos de infecção pelo HIV e de Aids: uma queda de 9,8 para 7,3 por 100 mil habitantes.

“Se toda pessoa com HIV estiver realizando o tratamento adequado, ou seja, com a carga viral indetectável, além dos cuidados com a sua própria saúde, também estará contribuindo para a saúde coletiva, pois não há chance de transmissão”, analisa a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde (SES-DF), Beatriz Maciel Luz.

O diagnóstico para o HIV é feito a partir do teste rápido, que está disponível em todas as 175 unidades básicas de saúde (UBSs) do DF e no Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA).

A infecção não apresenta sintomas. No início, quando o organismo começa a produzir os anticorpos para enfrentar o HIV, o paciente pode apresentar febre, mal-estar ou inchaço nos gânglios (ínguas).

Dentre os cuidados que podem ser tomados para evitar a doença, estão o uso de preservativos, a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição (PEP), e ainda a terapia antirretroviral (TARV), para pessoas infectadas.

Ainda sem cura para o HIV, o tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde, realização de exames e uso de medicamentos antirretrovirais, que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Arruda provoca debandada no PSD-DF e expõe constrangimento de Kassab

O ato de filiação do inelegível Arruda escancarou a crise no PSD-DF. A presença de Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla, longe de unir, provocou o esvaziamento do partido no Distrito Federal.

Mais Radar

População terá Vai de Graça para participar do evento Nosso Natal

O projeto Vai de Graça vai funcionar durante as festividades de...

Licitação é anunciada para reconstrução e implantação de calçadas em regiões do DF

Uma licitação foi anunciada para contratar a empresa de engenharia que...

Aplicativo do Metrô-DF terá espaço para registro de denúncias

Uma nova funcionalidade será adicionada no aplicativo do Metrô-DF. Os usuários...

Trânsito do DF terá semáforos inteligentes em cruzamentos

O Trânsito do Distrito Federal terá semáforos inteligentes em 470 cruzamentos,...

Restaurantes comunitários servem mais de 17 milhões de refeições em 2025

Mais de 17 milhões de refeições foram servidas pelos 18 restaurantes...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.