O ASSUNTO É

DF reforça prevenção e tratamento contra HIV e Aids no Dezembro Vermelho

Publicado em

Com o objetivo de chamar atenção para a prevenção e o tratamento do vírus HIV e a Aids, o mês de dezembro é símbolo dessa luta no Distrito Federal. A campanha acontece desde 2017, após a promulgação da Lei nº 13.504.

Conforme o Boletim Epidemiológico do DF, entre 2018 e 2022 foram notificados 3.684 casos de infecção pelo HIV e 1.333 casos de adoecimento por Aids.

O coeficiente de mortalidade por Aids no Distrito Federal diminuiu 21,6% em cinco anos – caiu de 3,3 para 2,7 no período. O boletim mostra também redução nos casos de infecção pelo HIV e de Aids: uma queda de 9,8 para 7,3 por 100 mil habitantes.

“Se toda pessoa com HIV estiver realizando o tratamento adequado, ou seja, com a carga viral indetectável, além dos cuidados com a sua própria saúde, também estará contribuindo para a saúde coletiva, pois não há chance de transmissão”, analisa a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde (SES-DF), Beatriz Maciel Luz.

O diagnóstico para o HIV é feito a partir do teste rápido, que está disponível em todas as 175 unidades básicas de saúde (UBSs) do DF e no Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA).

A infecção não apresenta sintomas. No início, quando o organismo começa a produzir os anticorpos para enfrentar o HIV, o paciente pode apresentar febre, mal-estar ou inchaço nos gânglios (ínguas).

Dentre os cuidados que podem ser tomados para evitar a doença, estão o uso de preservativos, a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição (PEP), e ainda a terapia antirretroviral (TARV), para pessoas infectadas.

Ainda sem cura para o HIV, o tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde, realização de exames e uso de medicamentos antirretrovirais, que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Pulada de “cerca política” de Michelle faz ela perder popularidade no DF

Michelle Bolsonaro começa a sentir o peso do racha no clã. Acusada de ignorar a candidatura de Flávio, vê sua base no DF encolher enquanto aliados cobram lealdade e expõem fissuras no bolsonarismo local.

Mais Radar

Casamento Comunitário será realizado no Museu Nacional em 22 de março

A primeira edição do Casamento Comunitário de 2026 será em 22...

Distrito Federal padroniza procedimentos e amplia resposta ao desaparecimento de pessoas

Foi lançado o Plano de Ação Integrado de Atenção Humanizada ao...

Vai de Graça registra mais de 2,4 milhões de acessos nos ônibus e metrô durante o Carnaval

Durante o Carnaval 2026, o sistema de transporte público coletivo do...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 24 para abrir conta no BRB

O programa DF Social selecionou 408 novas famílias para abrirem conta...

Educa.Conecta leva internet e inclusão digital a escolas rurais do DF

O projeto Educa.Conecta se destaca como uma iniciativa que alia pesquisa...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.