Em 2024, o Distrito Federal registrou o menor número de ocorrências em coletivos dos últimos dez anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), trata-se de um total de 229 boletins.
Desde o pico da série histórica em 2016, essa foi a maior redução – quando foram registrados 3.130 casos –, uma queda de 93%. A diminuição também é relevante se comparada com o ano anterior, caindo quase pela metade: 49,3%.
O relatório mostra que dez regiões administrativas apresentaram declínio das ocorrências, com destaque para Samambaia, Estrutural, Ceilândia e Santa Maria.
Sete das 35 regiões administrativas do DF sequer tiveram registros do crime dentro de transporte público em 2024. A queda dos índices ocorre em meio a uma série de medidas de segurança promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
“A redução expressiva reflete o impacto de um planejamento estratégico fundamentado em tecnologia e inteligência. Monitoramos as regiões de maior incidência criminal e direcionamos nossos recursos de forma precisa, garantindo uma atuação mais eficiente das forças de segurança. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo para oferecer mais segurança e tranquilidade aos cidadãos que utilizam o transporte público no Distrito Federal”, declara o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
O DF já conta com aproximadamente 1,3 mil equipamentos distribuídos em pontos estratégicos. O uso da tecnologia aliado às ferramentas de inteligência tem auxiliado a identificar padrões de atuação criminosa e direcionar as investigações.