A nova fase da campanha de multivacinação chega ao Distrito Federal em 26 de agosto.
A iniciativa, lançada pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira (10), acontece todos os anos e oferece diferentes imunizantes para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Todas as vacinas recomendadas para o público de até 15 anos estarão disponíveis para aplicação. Ao todo, serão 15 dias de campanha, com o Dia D previsto para 2 de setembro.
“As equipes do Ministério da Saúde vão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais a fim de ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais. Mais de R$ 150 milhões serão investidos para essas ações“, informou a pasta em nota.
Devido aos casos recentes de poliomielite registrados no Peru, no primeiro semestre, os estados do Acre, Amazonas e Amapá anteciparam a vacina. A escolha se deu pelo risco de reinserção da doença.
Por meio do microplanejamento, os municípios fazem um diagnóstico local avaliando variáveis sociodemográficas, a situação vacinal das crianças e adolescentes, a estrutura do serviço de saúde e a questão geográfica.