Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal lidera os indicadores de acesso à internet, posse de dispositivos e consumo de mídia digital.
O relatório mostra que 95,9% da população local, o equivalente a 2,7 milhões de pessoas, está conectada. Atualmente, 135 pontos estão ativos, operados por empresas credenciadas.
Para ampliar e democratizar esse acesso, o Governo do Distrito Federal (GDF) mantém o programa Wi-Fi Social DF, que oferece conexão pública e gratuita em locais de grande circulação.
Lançado em fevereiro de 2019, o programa registrou mais de 150 milhões de acessos em 2024.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) lançou o novo ciclo do Wi-Fi Social 2025 por meio da Portaria nº 34/2025, com o objetivo de expandir a cobertura e aprimorar a qualidade do serviço.
“Com o alcance de 150 milhões de acessos no último ano, seguimos ampliando o programa com mais pontos ativos, exigências técnicas aprimoradas e um compromisso firme com a proteção dos dados dos usuários. Conectar o DF é promover cidadania digital”, destaca o titular da Secti-DF, Marco Antônio Costa Júnior
A parceria com o GDF é formalizada por meio de um termo de autorização precário e não exclusivo, ou seja, não se trata de um contrato oneroso. Esse tipo de autorização pode ser revogado a qualquer momento, por interesse público, sem gerar obrigações financeiras para o Estado.