Um novo consórcio interfederativo que une o DF, o Goiás e a União está sendo estudado para o transporte público do Entorno da capital. A medida é analisada pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e pelo governador do Goiás, Ronaldo Caiado (UB).
A ideia é dividir uma tarifa técnica para arcar com a diferença entre a tarifa paga pelo cidadão e a paga por eles. O valor seria dividido de forma igualitária. Os gestores participaram de uma reunião no Palácio do Planalto, na última quinta-feira (23).
A gestão do transporte público entre o Distrito Federal e as regiões do Entorno foi reassumida no dia 14 de fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Celina deixou claro que a fiscalização do transporte será responsabilidade do consórcio. “Há a percepção de que o DF terá que arcar com uma parte, o Goiás com outra, e tem um apelo para que a União também entre”, afirmou a gestora.
Do outro lado, Ronaldo Caiado destacou que a intenção é que a implementação do consórcio ocorra o mais rápido possível e que uma outra reunião para discutir o assunto deve ocorrer na próxima semana.