O Detran DF voltou a se movimentar com fiscalização e abordagem contra condutores alcoolizados no primeiro dia de reabertura dos bares e restaurantes do Distrito Federal. Os estabelecimentos estavam fechados há mais de 90 dias por causa da pandemia do novo coronavírus.
Na noite desta quarta-feira (15), data em que os bares e restaurantes voltaram a funcionar na capital do país, as equipes de policiamento e fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal flagraram 33 pessoas conduzindo veículos sob a influência de álcool.
Um deles foi conduzido à delegacia, pois o teste do etilômetro constatou teor alcoólico considerado crime.
Ao todo, foram feitas 63 abordagens e, além dos condutores alcoolizados, a fiscalização autuou, ainda, três condutores não habilitados e outros 38 por infrações diversas e nove veículos foram removidos aos depósitos da autarquia.
No início da noite, equipes de educação de trânsito visitaram o Armazém do Juca, Fausto & Manoel e outros bares da Asa Sul, realizando o trabalho de conscientização.
A estratégia do Detran une sensibilização e fiscalização para aqueles que insistirem em infringir a legislação.
“Não somos contra a diversão, mas queremos que as pessoas tenham consciência do risco de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Se conseguirmos reduzir o número de acidentes, vamos poupar leitos em hospitais e preservar os profissionais de saúde para que se dediquem aos pacientes de Covid-19”, esclarece o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm.
Operação Osíris
A operação, que leva o nome do deus da agricultura e da cerveja na mitologia egípcia, conta com o apoio da Polícia Militar e ocorreu próximo de estabelecimentos em que há maior consumo de bebidas alcoólicas.
O objetivo é coibir infrações que colocam em risco a segurança dos usuários das vias do DF, principalmente a condução de veículos sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.
Você precisa fazer login para comentar.