O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com uma programação diversificada na escola pública do órgão. Em setembro, serão oferecidos cursos de graça para atualização e capacitação de condutores e profissionais da área.
A iniciativa busca ampliar a qualificação, promover a segurança viária e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.
Entre os cursos estão: Atualização para Renovação da CNH, Reciclagem para Condutor Infrator, Atualização para Instrutor de Trânsito, Aulas de Revisão para Obtenção da CNH, Iniciação à Superação do Medo de Dirigir (ISMD) e Noções de Mecânica para Mulheres.
Até o ano passado, cerca de 380 mulheres participaram dos cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito (EPT). A programação completa, com datas e horários, está disponível no site oficial do Detran-DF.
“O grande objetivo do Detran é dar maior segurança ao trânsito, colocar pessoas capacitadas em condições e promover a inserção da mulher no mercado de trabalho no setor de trânsito. Percebemos uma redução grande na participação feminina nessas atividades especializadas e, por isso, iniciamos o projeto de cursos voltados a elas”, explicou o gerente da escola, Marcelo Granja.
Também estão programados cursos especializados nas áreas de Transporte Coletivo de Passageiros (TCP), Transporte de Produtos Perigosos (MOPP), Transporte de Veículo de Emergência (CVE), Transporte de Cargas Indivisíveis (TCI) e Transporte Escolar (TE).
O Detran-DF aplica provas presenciais e na modalidade a distância para reciclagem e renovação da CNH, além de provas reteste e com atendimento individualizado.