Neste fim de semana, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizou a operação Respaldo e foram abordaram 750 condutores e realizaram 710 testes de etilômetro. As ações foram realizadas nas regiões de Arniqueira, Itapoã, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria e Sol Nascente.
O monitoramento resultou na autuação de 129 condutores por dirigir sob a influência de bebida alcoólica, tendo sido um deles conduzido à delegacia por apresentar concentração de álcool considerada crime.
Foram recolhidos 55 veículos ao depósito.
Durante as operações, os agentes autuaram ainda 36 motoristas inabilitados, 22 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 40 por conduzir veículo com o escapamento irregular, três por transpor bloqueio viário e 105 por infrações diversas.
Santa Maria foi a cidade que registrou o maior número de condutores alcoolizados (86) no fim de semana, segundo a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF.
A operação Rescaldo é uma ação estratégica, realizada no período da madrugada, com o objetivo de retirar de circulação os condutores alcoolizados e reduzir o número de sinistros de trânsito.