De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego registrou queda em sete estados e no Distrito Federal no segundo trimestre deste ano.
O órgão divulgou, no fim de julho, que a taxa média de desemprego no Brasil, no período, ficou em 8%. Desde 2014, este é o menor patamar de desemprego para um trimestre encerrado em junho.
O relatório mostra que a maior queda da desocupação foi registrada no Distrito Federal, onde o desemprego caiu de 12% para 8,7%, e no Rio Grande do Norte, de 12,1% para 10,2%.
Todas as unidades da Federação mostraram tendência de queda do desemprego no segundo trimestre, segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.
“Após o crescimento do primeiro trimestre, em certa medida pela busca de trabalho por aqueles dispensados no início do ano, no segundo trimestre essa procura tende a diminuir”, explica a especialista.
Todos os estados nordestinos apresentam taxas de desocupação maiores do que a média do país. O índice mais alto é o de Pernambuco (14,2%), seguido pela Bahia (13,4%). Ambos os estados registraram estabilidade em relação ao trimestre anterior.