O ASSUNTO É

DER implantará projeto de melhoria do trânsito no Jardim Botânico

Publicado em

a projeto do transitoO Departamento de Estrada e Rodagem do DF(DER/DF) implantará nos próximos 90 dias projeto de mobilidade urbana que visa melhorar as condições do tráfego de veículos ao longo da DF-001, do Jardim Botânico, e da DF-140 que corta o Setor Habitacional Tororó.

A iniciativa é uma resposta rápida às reivindicações da Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico (AJAB), que reuniu várias lideranças da região em audiência com o Superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante, e com representantes da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal.

a projeto do transitoO Departamento de Estrada e Rodagem do DF(DER/DF) implantará nos próximos 90 dias projeto de mobilidade urbana que visa melhorar as condições do tráfego de veículos ao longo da DF-001, do Jardim Botânico, e da DF-140 que corta o Setor Habitacional Tororó.

A iniciativa é uma resposta rápida às reivindicações da Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico (AJAB), que a reuniaoDERreuniu várias lideranças da região em audiência com o Superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante, e com representantes da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal.

Em um encontro na comunidade do Jardim Botânico, coube ao engenheiro de transito Darione José Maria, do Departamento de Estradas e Rodagem do DF, apresentar o projeto que visa desafogar o enorme fluxo de veículos na região. 

Ele explicou que serão feitas obras emergenciais no balão da ESAF, que será diminuído em seu diâmetro para que a via de rolamento seja aumentada para 3 faixas. De acordo com o projeto, a via marginal do comércio será de apenas mão única até às 09 da manhã para facilitar o fluxo.

A TOROROO DER também fez um levantamento sobre os acidentes ocorridos nos pontos críticos da DF-140, depois do alerta feito por Jose Raimundo Pinto, líder comunitário do Setor Habitacional Tororó. De acordo com o engenheiro Darione José, serão feitas algumas intervenções com lombadas e pardais de controle de velocidade da via. A DF-140 também ganhará novas placas de sinalização.

Outra iniciativa para melhorar a mobilidade do transito na 001 é a conclusão da duplicação da DF-463, principal acesso a São Sebastião. Será construído um balão de acesso ao Mangueiral onde moram mais de dez mil pessoas. O reinício das obras de conclusão das DF 463, segundo estimativa do DER, ocorrerá em junho.

VIVIANEA presidente da AJAB, Viviane Fidélis, disse que as obras, embora emergenciais, serão de extrema necessidade para a melhoria da mobilidade urbana da região por onde passam cerca de 100 mil veículos todos os dias. Ela afirmou que o pleito atende a um oficio enviado ao DER pela Associação dos Condomínios solicitando ajuda na melhoria do conturbado transito da cidade. Para o presidente da Associação dos Moradores do Tororo, Major Bento, as intervenções irão minimizar as ocorrências de acidentes na região.

Para Wander Azevedo, representante do Setor Habitacional São Bartolomeu, a iniciativa do DER contempla aos apelos feitos pelas entidades representativas da região. Ele afirmou que a situação do transito na região só irá mesmo ser resolvido quando o governo colocar em pratica as obras estruturantes, cujos projetos faltam sair das pranchetas.

Azevedo exemplificou a duplicação da DF-001 e a duplicação da DF-140 como obras importantes para dar vazão à grande quantidade de veículos afugentados pela cobrança de pedágio da 040. “Se não for feita alguma coisa a região sofrerá com um transito pesado e insuportável”, prevê ele.

No entanto, o Superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante, informou às lideranças da região que o governo já liberou R$ 9 milhões de reais para aplicar no Anel Viário de Brasília, e que a duplicação da DR 140 e da 001 são obras prioritárias.

Da Redação Radar
Contato: radarcondominios@gmail.com


 RADAR OPINIÃO

Embora sem administração desde o dia 1º de janeiro, mas os moradores que construíram e mantém a cidade dos condomínios horizontais do Jardim Botânico continuam bravamente lutando para cuidar de uma região esquecida pelos inúmeros governos que ocuparam o Buriti nos últimos 30 anos.

Com a falta da presença do Estado, representado por uma Administração Regional, a comunidade se mobiliza e vai ao encontro desse mesmo Estado para reivindicar direitos elementares para a melhoria da qualidade de vida de uma população, que contribui com mais e R$ 100 milhões em impostos aos cofres públicos.

As pequenas e paliativas intervenções prometidas pelo DER já é um alento para os milhares de cidadãos que sofrem e que são obrigados a permanecerem de duas a três horas presos no trânsito cada dia mais caótico na região. A Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico e o conjunto das lideranças da região tem feito o papel do superadministrador para não deixar que a cidade sucumba pelos mal tratos do poder publico. Parabéns a AJAB!

Da Redação Radar
Contato: radarcondominios@gmail.com

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

PRD em chamas: Paula Belmonte se articula para tomar o partido no DF

Disputa pelo comando do PRD no DF esquenta com movimentos de Lucas Kontoyanis e a reação de Paula Belmonte, que busca garantir apoio nacional para sua candidatura ao Buriti e evitar que a legenda caia nos braços de Arruda.

Mais Radar

GDF lança novo canal para denúncias de violações de direitos humanos

O Governo do Distrito Federal (GDF) lança, nesta quinta-feira (27), o...

Atraso na conta de energia pode ser negociado até 31 de dezembro

Consumidores com a conta de energia em atraso, podem negociar o...

Mais de 2 mil famílias são incluídas no Cartão Prato Cheio

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) incluiu 2.243 novas famílias no...

Segundo lote de ingressos Stock Car será aberto nesta quarta (26)

Será aberta, nesta quarta-feira (26), um segundo lote de ingressos para...

Carreta Itinerante de Mamografia inicia atendimentos gratuitos pelo DF

A Carreta de Mamografia da Fundação Laço Rosa chegou ao Distrito...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.