No mês passado, o governador Rodrigo Rollemberg, durante uma festa do PSB, o seu partido, após beber a vontade e saborear uma suculenta costelada ao lado de 200 moradores do Setor Habitacional Primeira, uma extensão da QSC 19 de Taguatinga, reafirmou o seu compromisso pela regularização. Mas nesta terça-feira (24), o que deveria ser um benefício aos moradores, o governo mandou o terror. Tratores da Agefis invadiram a comunidade às 6 horas da amanhã derrubando 23 casas. As famílias estão desamparadas não tendo pra onde ir.
em qualquer notificação os moradores da chácara 28 da QSC 19 do Setor Habitacional Primavera foram surpreendidos com o ronco dos tratores da Agefis numa operação que até o final dos trabalhos levou 23 casas ao chão.
Todas as residências estavam habitadas e pagando Imposto Predial Urbano ao GDF há mais de quatro anos. As operações, segundo Bruna da Agefis, vão prosseguir com a derrubada de mais 30 casas na chácara 26 durante o dia de hoje. O Governo Rollemberg justifica como sempre que a área é de preservação ambiental.
O Setor Primavera é antigo, surgindo do parcelamento de chácaras de Taguatinga Sul e já está previsto no Plano Diretor de Ordenamento Territorial prometido em época de eleições por vários candidatos ao governo. Foi esse o discurso, por exemplo, feito pelo então candidato Rodrigo Rollemberg.
Em agosto de 2015 Rollemberg voltou à comunidade na condição de governador do Distrito Federal para anunciar o início das obras de iluminação pública para a área. “Vamos garantir qualidade de vida e segurança a essa comunidade”, afirmou o chefe do Executivo. Disse ainda que todo o Setor Primavera seria regularizado. A iluminação foi feita, mas a regularização não.
No mês passado, os moradores da chácara 28 receberam um pedido de ajuda feito por Marlon Costa, assessor especial do governador Rodrigo Rollemberg. Segundo os moradores, Marlon pedia que todos participassem de uma festa do PSB, partido de Rollemberg, ocorrida no INCRA 19 em Brazlândia.
A ideia do convite aos moradores do Setor Habitacional Primavera era para fazer número de presentes ao evento. Marlon garantiu ainda a todos que nenhuma casa seria derrubada e que ouviria do próprio governador tal compromisso. De fato, o governador reuniu com o grupo de moradores da chácara 28 e da chácara 26, cujas casas serão derrubadas hoje, prometendo regularizar a situação de todos. O governador foi aplaudido na sua roda de conversas.
“Foi pura enganação”, desabafou ao Radar um dos moradores que teve a sua casa derrubada pelos tratores da Agefis durante a manha de ontem. “Esse governador não tem palavra. Convida a gente para a festa do Pardito dele, abusa da nossa confiança, e veja o que nos dar em troca: derruba as nossas casas”, disse ele.
Da Redação Radar
NOTA RADAR: A Frente Popular contra a Grilagem está fazendo abaixo-assinado para a abertura da CPI da Terracap por Iniciativa Popular na Câmara Legislativa. Se você quer abrir a caixa preta da grilagem oficial do DF peça o seu formulário pelo email: frentepopularcontragrilagem@mail.com. Precisamos de 20 mil assinaturas.