O ASSUNTO É

DEPOIS DA CPI DA SAÚDE, A CPI DA TERRACAP SURGE PARA TIRAR O SONO DOS “TUBARÕES DA GRILAGEM” DO DF

Publicado em

1ACAIXAPRETALideranças comunitárias de várias cidades do Distrito Federal se mobilizam por meio da “Frente Popular Contra a Grilagem” com o objetivo de captar, no mínimo, cerca de 20 mil assinaturas para a instalação da CPI da Terracap.

                                                                       

LETRA Alei que permiti a abertura de CPIs, por iniciativa popular, foi aprovada e promulgada pela Câmara Legislativa na semana passada. Uma poderosa quadrilha de grileiros bem conhecida pelo meio político e do judiciario pode fazer companhia com a máfia da saúde na cadeia.

Em 2001, o então deputado distrital Rollemberg (PSB) foi o relator da CPI da Grilagem que não deu em nada. Mesmo assim, foi enfático em mostrar a ligação existente entre os membros do Poder Público, atrelados na Terracap, com o esquema de grilagem de terras públicas e a conivência dos cartórios do DF. Chegou a pedir cadeia para Joaquim Roriz, o governador da época, que fez de tudo para não ter a CPI.

Na época, o eloquente Rollemberg, chegou a requerer ao então procurador da República Guilherme Schelb o bloqueio dos bens de Roriz para em seguida também pedir o impeachment do governador. Tudo jogo de cena que valeu a Rollemberg um voo da Câmara legislativa para a Câmara Federal.

AGORA QUEM NÃO QUER É ROLLEMBERG

Quinze anos depois dessa CPI, o agora governador Rodrigo Rollemberg é quem não gostaria de ver aberta a “caixa preta” da grilagem de terras que envolvem, até ao pescoço, a Terracap. No ano passado ele “melou” uma tentativa feita pelo deputado Lira (PHS) que chegou a apresentar um pedindo a instalação de uma CPI da Terracap e da Agefis.

Mas, entre o que Rollemberg desejaria e o que estabelece agora o artigo 68, do parágrafo 3° da Lei Orgânica do Distrito Federal, a CPI da Terracap será instalada mesmo e não dependerá da vontade ou das artimanhas de nenhum dos 24 deputados distritais da Câmara Legislativa. Basta que sejam captadas, em um abaixo-assinado, 20 mil assinaturas de cidadãos eleitores do Distrito Federal pedindo que seja instalado a CPI.

A proposta de autoria do deputado distrital Ricardo Vale, que virou lei, na quarta-feira da semana passada, permite a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito por iniciativa popular. A Câmara será obrigada a atender o pleito e dar prioridade na instalação da Comissão.

AS PEGADAS DA GRILAGEM DA BREJO OU TORTO

Indícios criminosos sobre a questão fundiária de Brasília viraram peças públicas e notórias. A imobiliária do governo está afogada em um mar de processos que tramitam nas inúmeras varas da Justiça Federal e da Justiça comum com várias decisões transitadas em julgados até pelo Supremo Tribunal Federal.

O que mais faz tremer diretores da Terracap, servidores do INCRA e de alguns cartórios de imóveis de Brasília é o rumoroso caso da Fazenda Brejo ou Torto, processo judicial 00534774420144010000.

A Terracap é acusada de grilar a referida área de 508 hectares pertencentes aos herdeiros de Joaquim Marcelino de Sousa. As terras não pertencem a TERRACAP, no entendimento do desembargador federal Sousa Prudente e da ministra, do STJ, Laurita Vaz.

A área particular avaliada em 4 (quatro) bilhões de reais devido a sua localização estratégica e privilegiada, próximo à Península do Lago Paranoá se tornou alvo de turbação pela Agencia Imobiliária de Brasília(TERRACAP), cujo “grilo”, de acordo ainda com a denúncia feita à justiça, foi criado dentro do cartório de registro de Imóveis de Planaltina.

A gleba de terra teria sido oferecida em 2014 pelo GDF como contrapartida de uma Parceria Pública Privada (PPP) para a construção de um complexo viário e habitacional com a construção de um bairro para 100 mil pessoas, denominado Taquari Etapa II, com o valor global de R$ 36 bilhões. O Projeto “Nova Saída Norte” é um verdadeiro “negócio da china” em pleno planalto central.

CASO BROOLKFIELD PODE VOLTAR A TONA

Outro caso cabeludo que vai deixar muita gente tomando rivotril é o caso Broolkfield. Nele aparece as digitais de políticos e de servidores públicos que teriam levado uma propina de R$ 17 milhões pelo registro de uma enorme área de terras em Vicente Pires. O rumoroso caso consta nos autos do inquérito da Policia Federal por meio de um depoimento prestado por Claudio Martins de Pinho, ex-chefe do setor de engenharia e fiscalização do SPU-DF.

Para provar que o crime de grilagem sempre esteve dentro do próprio GDF e não fora dele como o governo insiste que todos acreditem a sociedade civil por meio das lideranças comunitárias do Jardim Botânico, Vicente Pires, Sobradinho, Gama, Sol Nascente, Por do Sol, Guará, São Sebastião, Lago Sul e Lago Norte, resolveu criar a “Frente Popular Contra a Grilagem de Terras”. O objetivo é entrar com um pedido de instalação da CPI da Terracap na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

SAIBA COMO CONSEGUIR O FORMULÁRIO

O formulário para a capitação de assinaturas, contendo nome, endereço, título de eleitor e CPF de cada assinante estará a disposição a partir desta quarta-feira (25). Basta o interessado solicitar pelo email: frentepopularcontragrilagem@gmail.com. Após baixar o formulário basta imprimir quantas cópias desejar. O bicho vai pegar.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Mais Radar

Veja onde buscar atendimento para questões relacionadas a energia elétrica nesta semana

A Neoenergia Brasília oferece atendimento itinerante em diversas regiões administrativas, de...

Plano Piloto recebe mais 14 mil luminárias de LED

Como parte da nova etapa do programa de modernização da iluminação...

Hemocentro moderniza agências transfusionais do DF com automação em exames

Com a aquisição de equipamentos automatizados de última geração, a Fundação...

Biblioteca Nacional será palco de oficinas e competições dos Jogos Educacionais

Com o objetivo de disseminar a cultura gamer e do e-sports...

Distrito Federal lidera ranking de qualidade de vida no Brasil em 2025

Pela primeira vez, o Distrito Federal alcançou o topo do ranking nacional de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.