O ASSUNTO É

DECRETO DE AGNELO QUEIROZ NÃO É CUMPRIDO PELOS SEUS SUBALTERNOS QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA O GOVERNADOR EM FIM DE MANDATO

Publicado em

jane DiehlUm Decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução. Apesar do que diz o termo, no entanto, a secretária Jane Diehl da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), e a secretária Ralcilene Santiago da Frota, da Secretaria de Regularização de Condomínios (SERCOND), não deram a mínima para por em prática o Decreto Nº 35.467, DE 28/05/2014, assinado pelo governador Agnelo Queiroz e publicado na Edição Extra do Diário Oficial que circulou no dia 28.06.2014.

O Decreto do Executivo determina a criação de um Grupo de Trabalho para realizar estudos técnicos com intuito de verificar a viabilidade urbanística, ambiental e fundiária de regularização dos assentamentos informais consolidados na forma de loteamento fechado.

jane DiehlUm Decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução. Apesar do que diz o termo, no entanto, a secretária Jane Diehl da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), e a secretária Ralcilene Santiago da Frota, da Secretaria de Regularização de Condomínios (SERCOND), não deram a mínima para por em prática o Decreto Nº 35.467, DE 28/05/2014, assinado pelo governador Agnelo Queiroz, e publicado na Edição Extra do Diário Oficial que circulou no dia 28.06.2014.

O Decreto do Executivo determina a criação de um Grupo de Trabalho para realizar estudos técnicos com intuito de verificar a viabilidade urbanística, ambiental e fundiária de regularização dos assentamentos informais consolidados na forma de loteamento fechado.

De acordo com o Decreto, o Grupo de Trabalho seria constituído por quatro representantes da Sedhab, quatro representantes da Sercond, dois representantes da Secretaria de Meio Ambiente, dois representantes dão IBRAM, dois representantes da Agefis e dois representantes da Terracap. A coordenação dos trabalhos, conforme estabelece o Decreto, fica a cargo da Sedhab.

O Decreto determina, ainda, um prazo de cinco dias úteis, contados da publicação, para que a Sedhab designe, por ato próprio, todos os membros do GT. Caberia, também, aos órgãos envolvidos, encaminhar a relação dos seus representantes à Sedhab num prazo de três dias úteis. O GT deveria concluir os trabalhos no prazo de 180 dias e encaminhar os resultados ao governador.

Apesar de todas essas determinações do governador Agnelo Queiroz, no entanto, quase um mês depois da publicação do “Decreto da Embromação”, nada foi cumprido pela Secretaria de Urbanismo e pela Secretaria de Regularização dos Condomínios.

Na terça feira, 24/06, o Radar enviou um email à assessoria de comunicação da Sedhab, com cópia para a Ouvidoria do mesmo órgão, solicitando informações com algumas perguntas básicas sobre o Decerto Governamental Nº 35.467, DE 28/05/2014:

“O GT já foi formado?” “Quais são os nomes dos técnicos que integram o GT e seus respectivos órgãos?” “Já houve reuniões do Grupo de Trabalho?” “Onde se reúnem o GT?”

A resposta dada ao Radar pela jornalista Cecilia Sóter, chefe da Assessoria de Comunicação da Sedhab, foi: “Qual é o teor desse Decreto? Caso seja sobre condomínios você deve procurar a Secretaria de Condomínios”.

O Radar cumpriu fielmente a sugestão. Enviou no mesmo dia um email com as mesmas perguntas sobre o Decreto Governamental Nº 35.467, DE 28/05/2014 para a Assessoria de Comunicação, com cópia para a Ouvidoria da Sercond, mas não obteve resposta.

A criação do Grupo de Trabalho foi anunciada pelo governador Agnelo Queiroz após a carreata de protesto organizada pelos moradores dos condomínios da região do Jardim Botânico, ocorrida no dia 29 de maio. O movimento assustou o governo não pelo número de participantes, mas pelo que o movimento produziu, principalmente quando a carreata ocupou toda a extensão da Ponte JK parando o fluxo de veículos por 25 minutos, (relembre aqui).

Antes, outra carreata feita pelos moradores, levou Agnelo Queiroz a criar uma força-tarefa para dar celeridade aos processos de regularização dos condomínios. Os subalternos de Agnelo também fizeram pouco caso com esta determinação.

Não houve qualquer resultado prático produzido pelo grupo de trabalho formado por 12 órgãos do GDF. Todas as providências tomadas pelo governador em relação à regularização dos condomínios horizontais do DF não passaram de uma farsa de um Governo acostumado a fazer teatro para enganar os milhares de moradores de condomínios que sonham e lutam pela segurança jurídica de suas moradias.

A criação do Grupo de Trabalho, para realizar estudos técnicos com intuito de verificar a viabilidade urbanística, ambiental e fundiária de regularização dos assentamentos informais consolidados na forma de loteamento fechado, seria de fundamental importância para resolver parte de um crônico problema fundiário que envolve o DF.

Mas, o que se vê é a má vontade de setores subalternos do Governo que não cumpre nem mesmo o que determina o chefe. Definitivamente o GDF tem que mudar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.