O ASSUNTO É

Das vítimas de feminicídio, 64% sofreram agressões anteriores

Publicado em

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) concedeu, até maio deste ano, 5.216 medidas protetivas de urgência, total ou parcial. No ano passado, foram 11.082, e 9.004, em 2020.

Das vítimas de feminicídio em 2022, no Distrito Federal, ao menos 64% das mulheres haviam sofrido alguma violência anterior ao assassinato.

Um exemplo disso, é Patrícia Rufino, de 40 anos, que foi morta a golpes pelo ex-companheiro no Itapoã, no último sábado (17). A vítima já tinha medidas protetivas contra o ex-marido.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o criminoso usou uma pia para atingir a cabeça da mulher. Os dois viviam juntos havia há 19 anos e, durante esse período, tiveram quatro filhos. Uma criança de 11 anos e outra de 9 presenciaram o crime.

Patrícia, que trabalhava como brigadista e socorrista, foi encontrada na cozinha da casa com o rosto desfigurado. Cleiton foi preso em flagrante e, durante audiência de custódia, teve a prisão convertida em preventiva.

Patrícia havia denunciado o companheiro em janeiro de 2018, por agressão. Ela também relatou na época que já tinha sido agredida por ele outras vezes.

E ela também já tinha registrado uma denúncia contra o homem em 2009 e 2015. Além de agressor, Cleiton também tem histórico de uso de drogas, lesão corporal e porte de arma de fogo.

Até o momento, o Distrito Federal registrou 14 feminicídios este ano. Dessas vítimas, 9 já tinha sofrido algum tipo de ameaça ou agressão. 17 mulheres perderam a vida pelo crime, no mesmo período de 2021.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

GDF combate venda ilegal de passagens e fraudes nos cartões de transporte

Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»