O ASSUNTO É

Das vítimas de feminicídio, 64% sofreram agressões anteriores

Publicado em

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) concedeu, até maio deste ano, 5.216 medidas protetivas de urgência, total ou parcial. No ano passado, foram 11.082, e 9.004, em 2020.

Das vítimas de feminicídio em 2022, no Distrito Federal, ao menos 64% das mulheres haviam sofrido alguma violência anterior ao assassinato.

Um exemplo disso, é Patrícia Rufino, de 40 anos, que foi morta a golpes pelo ex-companheiro no Itapoã, no último sábado (17). A vítima já tinha medidas protetivas contra o ex-marido.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o criminoso usou uma pia para atingir a cabeça da mulher. Os dois viviam juntos havia há 19 anos e, durante esse período, tiveram quatro filhos. Uma criança de 11 anos e outra de 9 presenciaram o crime.

Patrícia, que trabalhava como brigadista e socorrista, foi encontrada na cozinha da casa com o rosto desfigurado. Cleiton foi preso em flagrante e, durante audiência de custódia, teve a prisão convertida em preventiva.

Patrícia havia denunciado o companheiro em janeiro de 2018, por agressão. Ela também relatou na época que já tinha sido agredida por ele outras vezes.

E ela também já tinha registrado uma denúncia contra o homem em 2009 e 2015. Além de agressor, Cleiton também tem histórico de uso de drogas, lesão corporal e porte de arma de fogo.

Até o momento, o Distrito Federal registrou 14 feminicídios este ano. Dessas vítimas, 9 já tinha sofrido algum tipo de ameaça ou agressão. 17 mulheres perderam a vida pelo crime, no mesmo período de 2021.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

GDF lança primeira unidade do Na Hora exclusiva para empresas

Foi inaugurada a primeira unidade do Na Hora dedicada ao atendimento...

GDF lança nova edição do Preparação DF com mais de 6 mil vagas

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Preparação DF,...

Lançado edital para renovar computadores de hospitais e UPAs do DF

Foi publicado o edital para compra e instalação de novos desktops,...

Atendimento na atenção psicossocial tem aumento de 15% no DF

No período de maio a agosto deste ano, a produção ambulatorial...

Nosso Natal ilumina Esplanada dos Ministérios e traz espetáculos gratuitos

O Nosso Natal 2025 começou nesta semana e segue até 4...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.