O ASSUNTO É

Cresce o número de acessos com cartão de bilhetagem no transporte público

Publicado em

Chegou a 277,3 milhões neste ano, o número de acessos no transporte público coletivo do DF por meio dos cartões da bilhetagem automática. O número corresponde a 79,4% dos embarques no sistema – um aumento de aproximadamente 10% se comparado com 2022.

Os demais acessos, cerca de 20,6% (71,9 milhões), foram pagos em dinheiro. Atualmente, existem seis tipos de cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA): Mobilidade, Vale-Transporte, Estudantil, Especial, Criança e Sênior.

“Além dos cartões do SBA, criamos mecanismos para facilitar o pagamento das passagens pelos usuários e reduzir a circulação de dinheiro nos veículos. Essas medidas tanto diversificam as formas de pagamento de tarifas quanto contribuem para aumentar a segurança nos ônibus”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade (Semob), Flávio Murilo Prates.

A Semob criou, neste ano, a Rede Complementar de Pagamento Digital (RCPD), que permite pagar as passagens diretamente nos validadores com cartão bancário de crédito ou débito.

O sistema, que está sendo implantado nos ônibus, é semelhante ao que funciona no metrô desde 2022, onde são aceitos cartões bancários que possuem o sistema de pagamento por aproximação.

Atualmente, 134 ônibus da Marechal contam com o validador V6, que permite usar esse tipo de pagamento. A ampliação do novo modelo para os demais coletivos da frota acontece de forma gradativa.

Os validadores V6 estão sendo instalados nos veículos das operadoras para serem integrados ao sistema, e em breve também poderão receber as passagens com cartão bancário.

Outra melhoria implantada no SBA neste ano foi a possibilidade de realizar a recarga do Cartão Mobilidade por meio do PIX, o que permitiu aos usuários do aplicativo adquirir créditos de transporte de maneira mais rápida e com mais comodidade.

O pagamento por PIX já representa cerca de 86% das recargas de cartões de transporte no DF. Mais de 308 mil recargas foram feitas com essa modalidade de pagamento este ano.

A implantação dessas novidades é feita pelo Banco de Brasília (BRB), que é o agente operador do SBA, juntamente com as concessionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rotary Club De Brasília e CBMDF unem forças por vítimas de enchentes do RS

Enquanto o Rotary se concentra na arrecadação de suprimentos, o Corpo de Bombeiros oferece seu suporte especializado para a entrega dos itens até a base aérea de Brasília. Esta parceria reflete o compromisso das duas instituições com o bem-estar do povo gaúcho.

Mais Radar

Novos sorrisos para as mulheres vítimas de violência doméstica

O projeto Reconstruindo Sorrisos ajuda mulheres vítimas de violência doméstica e...

Mensagem de texto sobre Cartão Prato Cheio é oficial

É oficial a mensagem de texto sobre o Cartão Prato Cheio,...

Centrais de atendimento do GDF passam a funcionar 24 horas por dia

A Central de Relacionamento do Governo do Distrito Federal (GDF) começou...

Hemocentro reforça apelo à população para doar sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando com 41% do...

GDF recebe apoio do Congresso para nomear 2 mil policiais

Com apoio do Congresso Nacional, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»