O ASSUNTO É

CORRUPÇÃO ESCANCARADA: Rollemberg faz cara de paisagem e mantém licitação da roubalheira do transporte público do DF

Publicado em

transportes
O governador Rodrigo Rollemberg mandou às favas a decisão da justiça que manda o governo de Brasília cancelar a licitação feita a base de corrupção que favoreceu donos de empresas de ônibus que exploram o transporte público do DF

barra-radar

letra-acausa do alto preço do transporte público paga pela população do Distrito Federal tem um: os milhões de reais pagos em propinas pelos donos de empresas de ônibus para uma quadrilha que envolve servidores públicos e empresas de consultorias.

O esquema da licitação montada na base de corrupção foi alvo de investigações feitas pelo Ministério Público do Distrito Federal e pela CPI do Transportes da Câmara Legislativa que chegou a indiciar 17 pessoas no ano passado.

Documentos demonstram que o edital de licitação foi elaborado pela empresa Logitrans, de Garrone Reck, em conjunto com Sacha Reck e Melina Reck, advogados de empresas dos grupos Gulin e Constantino. Na ocasião saíram vencedoras da concorrência a Viação Marechal, representada por Melina Reck em licitação de Marília (SP), e duas empresas ligadas aos Constantino – viações Piracicabana e Pioneira.

Em setembro deste ano a 1ª Vara de Fazenda Pública pediu a anulação da licitação e deu 180 dias para que o governo contratasse novas empresas de ônibus. A justiça entendeu que o advogado Sacha Reck, que fez parte da comissão de licitação (e que chegou a ser preso em uma operação contra fraudes em licitação no Paraná), agiu “ilicitamente na gestão e consultoria” do processo.

O Radar apurou que o  Tribunal de Contas do Distrito Federal, em decisão nº 5161/2016 do dia 06 de outubro de 2016, deu um prazo improrrogável de 30 dias para que a Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal se manifeste acerca das impropriedades identificadas na Informação encaminhando seus argumentos e eventual documentação comprobatória, no caso de discordância.

Mas o governador Rodrigo Rollemberg determinou a Procuradoria-Geral que recorresse da decisão e trava uma violenta queda de braço dentro do Poder Judiciário e contra o TCDF para manter a todo custo um contrato fraudulento em que empresas vão faturar R$ 10 bilhões em dez anos, prazo da concessão, que pode ser renovada por igual período.

renato-andradeO deputado distrital Bispo Renato Andrade (PR), que foi o presidente da CPI do Transporte instalada pela Câmara Legislativa, que investigou o rumoroso caso, disse ao Radar que há provas suficientes que revelam uma relação criminosa na montagem da licitação que tinha o objetivo de favorecer um grupo de empresas de ônibus que opera o setor no DF.

“Infelizmente o governo do Distrito Federal teima em não atender as decisões judiciais que determinam a realização de uma nova licitação. Se fosse realizada uma nova licitação, todos sairiam ganhando com isso (população e governo) porque não pagaria a tarifa técnica, o valor do contrato cairia substancialmente e mais ainda: o valor das passagens poderia ser bem menor do que é hoje praticado pelo sistema”, explicou o parlamentar.

VEJA VÍDEO COM BISPO RENATO:

[embedplusvideo height=”260″ width=”510″ editlink=”http://bit.ly/2f1MlI4″ standard=”http://www.youtube.com/v/9nLdn4Efor0?fs=1″ vars=”ytid=9nLdn4Efor0&width=510&height=316&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4077″ /]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Prazo para indicar conta no Nota Legal acaba em maio

Os contemplados com prêmios no segundo sorteio de 2024 do Nota...

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.