|Da Redação||RADAR-DF|
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) confirmou que doze agentes do Complexo Penitenciário da Papuda estão infectados pelo novo coronavírus. Um preso também apontou positivo para o Covid 19. A situação acendeu a luz de alerta das autoridades de saúde para o complexo prisional, cuja população carcerária passa de 16 mil detentos.
De acordo com as informações o primeiro caso surgiu no dia 3 de abril com a confirmação de um agente infectado pelo vírus. Uma semana depois o número de agentes penitenciário cresceu e chegou a 12 nesta quinta-feira (09). Os servidores estão em quarentena.
Após apresentar sintomas da doença um detento foi colocado em isolamento no Bloco 6, do Pavilhão Disciplinar. Os internos da cela também estão sendo monitorados e isolados dos demais presos.
Com 16,6 mil detentos, o sistema penitenciário do Distrito Federal ocupa o terceiro lugar no ranking de déficit de vagas no país.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os presídios da capital têm capacidade para 7,5 mil presos, mas abrigam duas vezes mais o número permitido de pessoas.
A superlotação e os casos surgidos na Papuda nos últimos dias tem sido uma das preocupações das autoridades sanitárias do DF.