Foi finalizado nesta semana o serviço de concretagem nos dois sentidos da Via Estrutural (DF-095). Os 26 quilômetros de asfalto foram trocados por concreto, proporcionando maior vida útil e resistência ao pavimento frequentado diariamente por mais de 100 mil motoristas.
“Agora, estamos focados nas alças dos viadutos, incluindo aquelas relacionadas à linha do trem, à Cidade do Automóvel, ao Setor de Indústrias e ao córrego Vicente Pires, no lado Norte da pista. Essa etapa é realizada manualmente e com equipamentos menores”, explica Jarbas Martins, engenheiro fiscal da obra pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A Via Estrutural será a primeira a contar com pavimento de concreto. Com um investimento aproximado de R$ 80 milhões, foram substituídos 26 quilômetros de asfalto por concreto estruturado em camadas de 21 centímetros.
São três faixas de rolamento ligando o Plano Piloto à Ceilândia e outras três pistas fazendo o sentido contrário. O DER também intensificou a fiscalização na via, para garantir a segurança e fluidez no trânsito durante o horário de pico.
Com a medida, barreiras de concreto foram posicionadas em pontos específicos para coibir ações de motoristas que desrespeitam os bloqueios obrigatórios para a continuidade da obra.
“Acredito que isso ajudou um pouco mais na reversão que passou a fluir melhor. Alguns motoristas estavam utilizando acessos irregulares e com o monitoramento das equipes de trânsito passou a coibir a prática”, diz o engenheiro do DER.
Os motoristas devem estar atentos à dinâmica do trânsito para evitar infrações e acidentes.
O DER-DF reforça que o sentido da marginal acompanha a reversão de fluxo tanto no período da manhã – entre 6h e 10h, no sentido Plano Piloto – quanto no período da tarde – entre 17h30 e 19h45, no sentido Ceilândia, no segmento após a Rua 3C até o Setor de Indústria.