O ASSUNTO É

Com onda de calor, bombeiros alertam para incêndios em ar-condicionado

Publicado em

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), se mal-instalado ou sem manutenção adequada, o aparelho de ar-condicionado pode ser responsável por acidentes domésticos.

O equipamento é um dos principais vilões nos casos de incêndios em residências. Além disso, a incompatibilidade entre a rede elétrica e a tensão do equipamento é uma das principais causas de princípio de incêndio no aparelho.

“É muito comum ocorrer acidentes, principalmente no ar-condicionado, devido à sobrecarga elétrica na residência. O aparelho não deve ser instalado junto com a rede elétrica comum. É necessário fazer um circuito à parte”, diz o tenente do Corpo de Bombeiros e engenheiro elétrico, David Allan.

Dentre as dicas, recomenda-se verificar a voltagem e a capacidade da fiação do local de instalação. E se possível até mesmo antes da compra do equipamento.

O especialista alerta para que o cidadão não tente instalar o ar sozinho. “É importante contratar um profissional qualificado com conhecimento em eletricidade ou eletrotécnica para realizar a instalação corretamente”, destaca o tenente do CBMDF.

Com o equipamento instalado da maneira correta, outra orientação fundamental da corporação é a manutenção periódica do ar-condicionado. A falta de limpeza e da manutenção correta, além de diminuir a renovação do ar, provoca acúmulo de sujeira e pode ocasionar um incêndio.

O Corpo de Bombeiros alerta que o principal sinal de que algo está errado é o disjuntor disparar ou desarmar, desligando sozinho a energia da casa ou do ar-condicionado. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros recomenda a saída imediata da residência, evacuar o local e acionar a corporação através do 193.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Mais Radar

Lançado edital para renovar computadores de hospitais e UPAs do DF

Foi publicado o edital para compra e instalação de novos desktops,...

Atendimento na atenção psicossocial tem aumento de 15% no DF

No período de maio a agosto deste ano, a produção ambulatorial...

Nosso Natal ilumina Esplanada dos Ministérios e traz espetáculos gratuitos

O Nosso Natal 2025 começou nesta semana e segue até 4...

Inaugurado primeiro Centro de Referência Especializado em TEA do DF

O primeiro Centro de Referência Especializado em Transtorno do Espectro Autista...

DF tem alta de 78% nas chegadas internacionais de passageiros

O Brasil registrou um aumento significativo de visitantes nos últimos anos,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.