O ASSUNTO É

COM A AJUDA DOS COLEGAS, SÁDICO DEPUTADO APROVA PROJETO DA TORTURA CONTRA ANIMAIS

Publicado em

1-DEPUTADO JUAREZAOSe depender do deputado distrital Juarezão (PRTB), os milionários shows de vaquejadas no DF vão continuar sendo  palco de torturas, até a morte, dos indefesos animais sob o camuflado manto da modalidade esportiva. O projeto de autoria do sádico distrital foi aprovado na última sessão da Câmara Legislativa, mas deve receber o veto acertado do governador Rollemberg.

1-DEPUTADO JUAREZAOSe depender do deputado distrital Juarezão (PRTB), os milionários shows de vaquejadas no DF vão continuar sendo palco de torturas, até a morte, dos indefesos animais sob o camuflado manto da modalidade esportiva. O projeto de autoria do sádico distrital foi aprovado na última sessão da Câmara Legislativa, mas deve receber o veto acertado do governador Rollemberg.

Cristiano Araújo (PTB) e Sandra Faraj (SDD), relatores do projeto da crueldade, não veem nenhum problema na aprovação da proposta ao julgarem como um “ato normal” torturar bois aflitos e enforcados até a morte. O Radar pergunta: Isso é moral? É ético? É aceitável para quem afirma ter evoluído?

É como se os deputados da Câmara Legislativa, já que não houve uma única manifestação contrária a imbecil proposta, fossem a favor também da mutilação genital feminina, em que o clitóris é arrancado da mulher e sua genitália é parcialmente costurada, como ocorrem em alguns países africanos e no Oriente Médio.

Os distritais deveriam saber que, em sentido contrário, a Constituição Federal nos temos do art. 225, § 1º, VII, incumbe ao Poder Público proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.

No inicio desse ano, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do TJDFT, concedeu liminar para suspender a disputa de uma vaquejada no Parque Vaquejada Maria Luiza, em Planaltina, no Distrito Federal. A decisão também determinou a proibição de outros eventos semelhantes no local, sob pena de multa de R$ 1 milhão, caso haja descumprimento.

O infame projeto de lei do deputado Juarezão ( flagrado pedindo no Buriti para dividi o bolo), tem que ser vetado pelo governador Rodrigo Rollemberg. Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) se colocaram contrários ao Projeto de Lei 225/2015, que reconhece a vaquejada como modalidade esportiva no Distrito Federal.

Os órgãos apresentaram a Câmara Legislativa, parecer técnico em que analisa as implicações éticas e legais de eventos que abusam dos animais com prática de maus-tratos.

“Não é possível reconhecer a atividade como modalidade esportiva ou regulamentá-la com a justificativa, apresentada pelo autor do projeto, de proteção da saúde e integridade física dos animais em todas as etapas do evento”, afirma o parecer.

Uso de objetos pontiagudos, choques, golpes e marretadas são algumas das práticas utilizadas nos bastidores destes eventos para forçar os animais a fazerem acrobacias. “As provas realizadas na vaquejada e eventos similares ferem o princípio constitucional de proteção ao meio ambiente, por provocar danos aos animais, abusar, molestar e causar prejuízos físicos e mentais”, afirmou Mara Moscoso, coordenadora de Direitos Animais da Sema. Cabe Rollemberg fazer pelo menos uma coisa boa: vetar o projeto da crueldade do distrital Juarezão. 

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) prepara uma programação com atividades que vão dos...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->