O ASSUNTO É

Cidade abandonada: Claudemir Pita prega unidade do Jardim Botânico em prol da comunidade

Publicado em

“Só a união de todos pode fazer com que o Jardim Botânico volte a ter a sua administração de volta e a sua população ter os seus direitos garantidos”.

Foi o que pregou o presidente da AJAB – Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico, Claudemir Pita, após ser eleito, sábado (29), pela ampla maioria dos síndicos da região. Agora, Claudemir, tem a missão de trabalhar pela unificação da comunidade e lutar pela melhoria da qualidade de vida de sua população. Ele foi eleito pela segunda vez, já que na primeira disputa ocorrida no dia 22 de junho teve a sua vitoria usurpada por um dos membros da comissão eleitoral, acusado de ter contaminado o pleito, fato que gerou um imbróglio judicial, tendo a justiça determinado uma nova eleição.

Desde a decisão do governador Rodrigo Rollemberg de retirar da Câmara Legislativa, no mês de abril, o Projeto de Lei 182/2015 que acabava com a autonomia administrativa de sete Administrações Regionais do Distrito Federal, entre elas, a do Jardim Botânico, que a AJAB virou cobiça de muita gente inclusiva ligada a atual governo.

Durante esse período houve de tudo nos bastidores da política comunitária. O Administrador do Lago Sul, Aldenir Paraguassu foi acusado de interferir no pleito com promessas de distribuição de cargos a uma das chapas participantes.

A contaminação do pleito anterior da AJAB foi tão escancarada que o presidente da comissão eleitoral, Jorge Bento, usando de má-fé, se recusou a inscrever para disputar a eleição à chapa encabeçada por Claudemir Pita. Foi preciso que o juiz Daniel Felipe Machado da 12 Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinasse que a comissão eleitoral, inscrevesse a Chapa. Claudemir foi eleito pela maioria esmagadora dos síndicos votantes.

Ganhou mais não levou

Ao vencer a disputada eleitoral, no entanto, o presidente da Comissão Eleitoral não deu posse à nova diretoria eleita por votos secretos. Fez mais: invadiu a sede administrativa da AJAB, coagiu a funcionária, surrupiou documentos e o caso foi para na polícia e na justiça. Para por um fim ao imbróglio a justiça anulou o contaminado pleito eleitoral e determinou novas eleições.

Dando prosseguimento ao processo por ordem judicial a presidente interina, Viviane Fidélis, publicou novo edital para a escolha de uma nova comissão eleitoral marcando as eleições que ocorreram no ultimo sábado. A comissão eleitoral chamou as duas chapas a se inscreverem. Apenas a chapa encabeçada por Claudemir Pita compareceu. A outra chapa preferiu recorrer à justiça para cassar a decisão do juiz que mandou fazer novas eleições. Resultado: perdeu novamente e ficou de fora da disputa. A maioria dos síndicos da região optaram pela independência do Jardim Botânico votando em Claudemir Pita.

Quem é Claudemir Pita

O servidor público, administrador e pós-graduado em gestão de logística e gestão pública, com atividades profissionais no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o síndico do Condomínio Quintas da Alvorada III, Claudemir Pita, 53 anos, possui um estilo conciliador e prega que só através da união de todos é que a comunidade pode sair ganhando.
Após o ato de posse como novo presidente da AJAB, a mais importante organização civil do Jardim Botânico, Pita reafirmou o seu compromisso de buscar um permanente canal de dialogo com o Governo de Brasília para que Administração do Jardim Botânico saia do seu papel de interinidade e passe a ser efetivamente uma Regional presente na comunidade.

Ele lembrou que o jardim Botânico foi à primeira cidade a realizar uma lista tríplice por meio do voto secreto escolhendo três nomes, lista essa que foi entregue em 14 de dezembro do ano passado ao atual secretario de Articulação Política e Social, Marcos Dantas que na época era um dos coordenadores do governo de transição. Cerca de 56 síndicos e dirigentes de entidades da região participaram da consulta popular em que nove candidatos disputaram o pleito.

“Ainda temos a esperança que o governador Rodrigo Rollemberg possa escolher um dos nomes votados pela comunidade já que todos possuem perfil técnico e preenche as exigências do governo”, disse. Ele afirmou ainda que qualquer nome que venha ser indicado para o JB contempla a comunidade e apazigua os ânimos.

Claudemir também afirmou que a AJAB vai continuar na sua luta pela regularização dos condomínios da região, na campanha por uma melhor mobilidade urbana, pela desobstrução da via QI 27 e pela implantação de equipamentos públicos que a população tão necessita.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Depois de quebrar o Brasil, Lula arma cilada para endividar o povo

Governo Lula, após afundar o país em dívidas, agora empurra 68 milhões de trabalhadores para o consignado: mais uma armadilha que troca alívio por correntes. Enquanto os bancos lucram, o povo irá afundar na miséria.

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->