O ASSUNTO É

Condomínios: AJAB cobra celeridade do IBRAM no Jardim Botânico

Publicado em

Os diretores da Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico (AJAB) fizeram, nesta terça-feira (01), uma visita institucional ao presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rônei Nemer.

Na ocasião, a entidade representativa entregou ao presidente do órgão um documento com as demandas dos condomínios da região.

Dentre os pedidos, destaca-se a necessidade de mais agilidade nos processos de liberação ambiental para regularização de parcelamentos.

De acordo com os moradores da região, a demora na análise e expedição das licenças ambientais tem causado transtornos e prejudicado o andamento dos processos de regularização, que se arrastam há anos.

Diante da situação, a AJAB apresentou uma solicitação formal à Nemer:

  •  Priorizar a análise dos estudos ambientais e a expedição dos laudos técnicos e licenças ambientais corretivas para os condomínios e parcelamentos representados pela AJAB;
  • Estabelecer um cronograma de trabalho com prazos definidos para a conclusão dos processos de licenciamento;
  • Designar uma equipe técnica especializada para acompanhar e agilizar os trâmites burocráticos;
  • Promover a comunicação transparente e eficiente com os representantes da AJAB, mantendo-os informados sobre o andamento dos processos”.

O presidente do IBRAM reconheceu o crescimento acelerado do Jardim Botânico e os desafios da expansão urbana, dizendo:

“Temos lutado com ações fiscais para coibir parcelamento irregular do solo sem licença ambiental. O IBRAM está à disposição e todos aqueles que defendem o meio ambiente podem contar com o nosso apoio”.

Roney Nemer comemorou avanços recentes, como a emissão de licenças e a regularização de condomínios.

“Os condomínios querem deixar a ilegalidade e ir para a legalidade.  Ele reiterou a relevância da cooperação com a AJAB.

“É sempre benéfico ter organizações civis organizadas que auxiliem na eficiência administrativa. Estamos à disposição para quem defende o meio ambiente. Sem um meio ambiente saudável, não teremos água o suficiente no futuro”, destacou.

O presidente também mencionou o uso de drones e uma equipe de fiscalização competente, destacando os esforços do IBRAM para monitorar e proteger o meio ambiente.

Ele salientou que o IBRAM estabelece condicionantes para regularizar condomínios comprometidos com a preservação ambiental, em um modelo de “ganha-ganha” que beneficia tanto a comunidade quanto o meio ambiente.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Distrito Federal inicia vazio sanitário da soja nesta terça (1º)

Conforme determinação da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), a partir desta terça-feira (1º), entra em vigor o vazio sanitário da soja no Distrito Federal. A...

Mais Radar

Jaqueline Silva e AJAB unem forças por PDOT justo para o Jardim Botânico

Com o prazo para a última audiência em torno do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que acontece neste sábado (28), a deputada distrital Jaqueline Silva recebeu propostas apresentadas pela AJAB, entidade representativa dos condomínios do Jardim Botânico.

AJAB articula com Governo soluções de trânsito no Jardim Botânico

Reunião mediada pela AJAB reúne o secretário de Governo, José Humberto, e síndicos dos condomínios do Setor Habitacional São Bartolomeu para discutir soluções urgentes para o trânsito na região.

Barra elogia Ibaneis por avanços na regularização de condomínios do JB

Em reunião com a AJAB, Antonio Barra, administrador do Condomínio Mini-Chácaras, ao lado do presidente Toni Duarte, elogia o governo Ibaneis Rocha como o mais dedicado à regularização dos condomínios do Jardim Botânico pós o período Rorizista.

A pedido da AJAB, DER-DF iniciará melhorias de acesso aos condomínios do JB

Reunião com AJAB e síndicos do São Bartolomeu: Fauzi Nacfur, presidente do DER-DF, anuncia obras de acesso aos condomínios Ville de Montagner, Solar da Serra e Quintas da Alvorada I, II e III, Mansões Itaipu e Residencial Taboquinha que podem iniciar ainda este mês.

Jardim Botânico pede que novo administrador tenha perfil técnico qualificado

Governador Ibaneis determina que novo administrador do Jardim Botânico seja da comunidade e tenha perfil qualificado. Expectativa é grande para escolha de gestor alinhado às demandas locais, como regularização fundiária e infraestrutura.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.