O ASSUNTO É

AJAB busca aplicativo da PMDF para segurança no Jardim Botânico

Publicado em

Dirigentes da Associação dos Condomínios e Empreendedores do Jardim Botânico (AJAB) conheceram, nesta terça-feira (15), o projeto-piloto do 24º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que atua no Lago Norte, Varjão e Granja do Torto.

O aplicativo, que integra serviços de urgência e conecta a comunidade à PMDF, foi apresentado pelo Tenente-Coronel Jairo Santos, comandante do batalhão.

A AJAB busca implementar a mesma iniciativa no Jardim Botânico, por meio do 21º Batalhão, em São Sebastião, para fortalecer a segurança local.

O aplicativo funciona de forma simples e eficaz: por meio de um QR Code, o morador acessa serviços emergenciais.

“Ao escanear o QR Code e clicar no botão correspondente à emergência, o cidadão se conecta diretamente com a central de despacho do 24º Batalhão”, explicou Jairo Santos.

Além de emergências, o sistema oferece acesso a programas como o PROERD, que atua na prevenção contra drogas nas escolas, e o PROVD, voltado para combater a violência doméstica, com equipes especializadas em atender casos enquadrados na Lei Maria da Penha.

O projeto também inclui iniciativas comunitárias, como o “Lago Forte”, que oferece aulas de jiu-jitsu gratuitas no Lago Norte, visando a prevenção criminal por meio do envolvimento da comunidade.

Segundo Jairo Santos, o policiamento moderno prioriza a interação com a população: “Não se faz mais polícia sem comunidade em nenhum lugar do mundo”.

Outro destaque é o programa Pró-Vítima, que auxilia cidadãos vítimas de crimes como roubo e furto, ajudando a mapear a dinâmica criminal e a otimizar o atendimento.

Iniciado como projeto-piloto no 24º Batalhão, o aplicativo foi apresentado ao Comando Geral da PMDF no início desta semana e tem potencial para ser expandido a todas as regiões do Distrito Federal.

Com baixo custo e alta eficiência, a ferramenta organiza serviços e facilita a comunicação entre a comunidade e a polícia, reforçando a segurança pública.

A expectativa é que a iniciativa chegue ao Jardim Botânico, atendendo às demandas da AJAB e promovendo maior integração entre moradores e a PMDF.

Jaqueline Silva e AJAB unem forças por PDOT justo para o Jardim Botânico

A pedido da AJAB, DER-DF iniciará melhorias de acesso aos condomínios do JB

Jardim Botânico: Ajab destaca Ibaneis, obras e regularização histórica

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRB registra lucro líquido de R$ 518 milhões no no 1º semestre de 2025

O BRB fechou o 1º semestre de 2025 com lucro recorrente de R$ 518 milhões (+461,6%), impulsionado por clientes, crédito e captação. “São resultados sólidos, fruto de estratégia de crescimento e proximidade”, disse o presidente Paulo Henrique Costa.

Mais Radar

Órgãos negligenciam pedido de Ibaneis para destravar o Polo Verde do JB

AJAB cobra regularização de área de assentamento do Polo Verde desde 1998, mas pouca presença de órgãos do GDF frustra empresários. Entidade propõe concessão de lotes e emenda ao PDOT para garantir segurança jurídica e desenvolvimento sustentável.

Terracap debaterá regularização do Polo Verde do Jardim Botânico

Leonardo Mundim, Diretor da Terracap, acredita que o Desenvolve DF é chave para regularizar o Polo Verde e o Polo de Artesanato no Jardim Botânico. Ele destaca a parceria com a AJAB e órgãos do governo como essencial para o sucesso do processo.

AJAB emplaca emenda no PDOT que destravará a regularização do JB

Dirigentes da Associação dos Condomínios do Jardim Botânico - JAB e síndicos da região se reuniram com o secretário Marcelo Vaz e técnicos da SEDUH para tratar da inclusão de proposta no novo PDOT que viabiliza a regularização.

Regularização: Jaqueline Silva apoia reclassificação no Solar da Serra

Jaqueline Silva reafirma apoio à regularização do Solar da Serra, enquanto a AJAB atua como ponte entre moradores e autoridades, reforçando sua importância na luta por justiça fundiária no Jardim Botânico.

Condomínios são reféns da inércia da Terracap e do Ibram, diz AJAB

Há mais de 30 anos, moradores enfrentam insegurança jurídica enquanto órgãos do GDF, como a Terracap, Ministério Público e Poder Judiciário, fazem corpo mole e ignoram leis e acordos que preveem a regularização dos condomínios do Jardim Botânico.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.