O ASSUNTO É

CERCA DE 130 MIL MOTORISTAS foram multados pelo Detran no DF durante ‘Maio Amarelo

Publicado em

Em um um mês marcado pelas campanhas de conscientização em todo o país – na campanha conhecida como Maio Amarelo –, mais de 130 mil motoristas do Distrito Federal foram autuados por cometerem infrações de trânsito. Desse total, 1,9 mil receberam multas por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica ou substância psicoativa. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31), pelo Detran, no encerramento da campanha na capital.

número de multados por embriaguez é 29,4% maior que o registrado em 2016. Os dados também mostram que 1 a cada 10 veículos abordados neste mês por agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), foi autuado por embriaguez.

Dos 513 autos de infração por alcoolemia, 400 foram para homens (77,97%), e 113 para mulheres (22,03%). No mesmo período do ano passado, foram 258 autuações.
Também chama a atenção o número de pessoas inabilitadas pegas ao volante: 93 pessoas dirigiam sem habilitação, contra 50 no mesmo período de 2016. Os flagrantes de motoristas sem cinto de segurança totalizam 126 casos. No ano passado, foram 50.

O diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, disse que os casos que envolvem bebida e direção têm preocupado, mas destaca que “95% das pessoas que são autuadas por alcoolemia no Distrito Federal são abordadas antes de se envolver em qualquer tipo de acidente de trânsito”.

Menos mortes

Apesar do alto índice de infrações cometidas e de motoristas multados, o número de mortos no trânsito do Distrito Federal teve redução de 68,75% em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2016. Do dia 1º até o dia 28, foram 15 vítimas fatais — 33 a menos comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram 48.
Desde o início do ano, a redução foi de 73 mortes em comparação ao mesmo período do ano passado. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg afirmou que é preciso aliar ações educativas — de fiscalização e de punição — com a participação da população no sentido de ampliar a consciência no trânsito. “Estamos muito felizes com a queda desses indicadores, mas não satisfeitos com os números”.

Postado por Radar/Fonte G1

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste...

QualificaDF tem inscrições prorrogadas até 12 de outubro

O prazo de inscrições para a nova etapa do programa QualificaDF...

Prazo para contribuição ao PDTU é estendido para o dia 10 de outubro

Para ajudar na elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU)...

Licitação prevê construir 500 baias de ônibus em todo o DF

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) lançou licitação cuja previsão...

GDF investe mais de R$ 524 milhões em hospitais e unidades de saúde

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na ampliação dos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.