O Cartão Pdaf será entregue nas 14 regionais de ensino do Distrito Federal, a partir desta terça-feira (15). A verba cabe em um grande universo de demandas das escolas.
O projeto foi criado pelo governo local para facilitar as compras e melhorar a prestação de contas dos recursos disponibilizados pelo Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).
O Programa proporciona que as escolas façam reparos e compra de materiais com mais autonomia e flexibilidade na tomada de decisões e utilizam os recursos de acordo com as necessidades e urgências.
A manutenção de pintura, construção, instalações hidráulicas e elétricas, equipamentos eletrônicos e de informática são exemplos de resultados custeados pelo Pdaf. A rede conta com cerca de 600 fornecedores credenciados para esses reparos.
A regional de ensino de Ceilândia foi escolhida para ser o projeto-piloto do programa e já realiza diversas ações.
“Estamos confiantes que, com essa ferramenta, nossos gestores estarão mais protegidos e, assim, terão mais tranquilidade para atuarem nas ações principais de uma unidade escolar”, destacou a secretária da educação, Hélvia Paranaguá.
Os números comprovam que o Pdaf é uma importante ferramenta para as escolas. Entre 2019 e 2022, o GDF repassou, entre recursos ordinários e emendas parlamentares, mais de R$ 852 milhões às escolas.