Após dois anos de espera, o Carnaval do Distrito Federal promete levar 1,5 milhão de pessoas às ruas da capital. A Polícia Militar do DF (PMDF) divulgou, na terça-feira (14), o esquema especial de segurança para todos os dias.
A folia vai contar com a Cidade Policial da PMDF, estrutura montada para monitorar os blocos em toda a capital. O esquema será instalado do dia 17 a 21 de fevereiro. Os pontos serão no estacionamento norte da Torre de TV e, de 18 a 20 de fevereiro, no Taguaparque.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a expectativa é que mais de 170 blocos de rua participem do Carnaval da Paz neste ano. O tema de 2023 celebra a paz, a inclusão, a tolerância e a diversidade.
O projeto conta com o comando móvel e servirá como ponto de apoio para os policiais, de onde os eventos serão monitorados. “A corporação atuará ostensivamente na prevenção e repressão de delitos que coloquem em risco a segurança do público ou a normalidade dos eventos”.
A programação oficial completa pode ser acessada pelo site da secretaria de de cultura do DF. O evento prevê, pelo menos, 10 dias de folia, durante o feriado e no pós-Carnaval.
Outra medida da PM é a campanha de identificação infantil para o Carnaval 2023. O programa se estende até o último dia de festa e tem como objetivo garantir a segurança das crianças e evitar que elas se percam.