O ASSUNTO É

Caps do Distrito Federal tiveram aumento no atendimento à saúde mental em 2022

Publicado em

Segundo especialistas, a procura por tratamentos voltados à área psicológica cresceu significativamente no período de pandemia da Covid-19. O isolamento social foi um dos principais fatores para esse registro.

O distanciamento aumentou o atendimento a serviços de saúde para pessoas com transtorno mental ou sofrimento psíquico no Distrito Federal.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES) os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tiveram alta de 2021 para 2022 na prestação dos serviços para o tratamento de sofrimentos mentais graves e persistentes.

A maioria dos casos são decorrentes do abuso de álcool e drogas, com foco nos processos de reinserção e reabilitação psicossocial.

O Caps é um serviço criado para abandonar o modelo manicomial, conforme explica a professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB) Larissa Polejack Brambatti.

“Se a gente for pensar em quais fatores afetam as pessoas, não dá para descolar a questão da saúde mental das condições socioeconômicas. Entende-se que a saúde mental também está associada aos determinantes sociais, condições de trabalho e de vida”, diz a especialista. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61) 3029-8115. A ferramenta pode ser acessada por clientes de...

Mais Radar

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

GDF combate venda ilegal de passagens e fraudes nos cartões de transporte

Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e...

GDF amplia atendimento gratuito com Saúde Mais Perto

Programa no Riacho Fundo oferece 3 mil atendimentos até 29 de novembro. A ação inclui consultas e exames gratuitos para diversas especialidades e segue para mais quatro regiões.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito terá ação educativa

Educadores do Detran-DF farão atividades para os visitantes do Jardim Zoológico e para ciclistas no Eixão Sul, na manhã de domingo (17)

Publicado chamamento público para incentivar Carnaval de rua do DF

O chamamento público de organizações da sociedade civil (OSCs) tem como...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»