A Secretaria da Mulher (SMDF) lançou o calendário de ações da campanha Carnaval Sem Assédio, que chega ao quarto ano consecutivo reforçando o compromisso com a prevenção e o enfrentamento do assédio, e da violência contra as mulheres durante o período carnavalesco.
A estratégia busca alertar sobre a importância do respeito, além de reforçar os canais de denúncia disponíveis para vítimas e testemunhas de violência de gênero.
Com o slogan “Não Acabe Com a Minha Festa”, cerca de 3 mil cartazes e adesivos começaram a ser distribuídos desde o dia 2 de fevereiro por aproximadamente 90 servidores da pasta.
“Nossa equipe está atuando em diversas cidades do DF para divulgar os canais de denúncia, entre eles o Disque 180, que garante acolhimento e orienta as vítimas sobre como proceder, assegurando apoio imediato. Essa iniciativa educa sobre consentimento, combate a violência de gênero, que aumenta nessa época, e encoraja as denúncias de assédio sexual, que é crime. Carnaval feliz é Carnaval sem assédio!”, ressaltou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
Os materiais são fixados em locais de grande circulação, como banheiros e entradas de bares e restaurantes, garantindo que o maior número possível de foliões tenha acesso às informações.
Os cartazes trazem um QR Code que direciona para o site da Secretaria da Mulher, além dos principais canais de denúncia: 190 (Polícia Militar), 156 – opção 8 (Central do GDF), 180 (Central de Atendimento à Mulher).

