“Não é Brincadeira, é Crime!” é o tema da nova campanha lançada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa, com caráter educativo e preventivo busca conscientizar a sociedade contra a exploração sexual infantil e promover um turismo seguro e responsável no DF.
A ação é uma parceria da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) com o Instituto Evolui e está em pontos movimentados da capital federal até 17 de abril.
O objetivo é envolver e dialogar com toda a comunidade, incluindo famílias, educadores, crianças e adolescentes, bem como profissionais do setor turístico, como hoteleiros, motoristas de aplicativos, taxistas e guias turísticos.
A ação conta com o fomento da Setur-DF e tem como público-alvo a população e profissionais do setor turístico no enfrentamento do problema.
“Com a união de toda a sociedade e dos profissionais do setor, podemos transformar Brasília em uma referência nacional na proteção da infância e no enfrentamento desse crime. Juntos, fazemos do nosso destino um exemplo de turismo responsável e seguro para todos”, destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo,
O projeto conta com a parceria de órgãos públicos e ONGs dedicadas à defesa dos direitos da infância e juventude.
A campanha pretende sensibilizar a população sobre os sinais e impactos da exploração sexual infantil, estimular a denúncia de casos e capacitar profissionais do turismo para identificar e encaminhar situações suspeitas.
Foram montados estandes em pontos estratégicos na Rodoviária Interestadual, Estação Central do Metrô, Estação Praça do Relógio, Aeroporto de Brasília e a Rodoviária do Plano Piloto.
No caso de denúncias, a orientação é utilizar o Disque 100.
Outros canais disponíveis são o 190, para emergência policial; o 197, com o disque denúncia, e também a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), pelo telefone (61) 3207-5931.