Com o intuito de preservar o meio-ambiente e reduzir despesas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal vai instalar mini usinas fotovoltaicas em 1.216 m2 da Casa. Serão 350 painéis solares que começam a ser dispostas a partir do final deste mês e terão um custo de R$ 464 mil para a CLDF.
Postado por RADAR-DF
Com a produção de mais de 115 kw, as placas juntas economizam cerca de 15 mil reais mensais e a Câmara acredita que em pouco mais de cinco anos o investimento se pagará.
As placas fotovoltaicas captam energia solar e a transformam em energia elétrica, por um método sustentável. Elas também proporcionam uma independência elétrica aos utilizadores. As mini usinas serão instaladas acima do auditório, 556 m2, e do plenário, 660 m2.
As mini usinas fotovoltaicas que serão instaladas pela empresa Orion Telecomunicações Engenharia S/A são importadas da China. A Câmara baseou-se em licitação do Tribunal de Contas da União pela Ata de Registro de Preço. A instalação ainda não começou pois depende da retirada da argila expansiva pela Novacap que ainda não foi concluída.
O término de todo o procedimento, contratualmente, tem previsão de 8 meses, porém o Diretor da Diretoria de Administração e Finanças, Marcelo Vasconcelos, de forma otimista acredita que as obras terminarão ainda este ano.
Dobro – Marcelo afirma que “já está em estudo a instalação de mais placas fotovoltaicas, agora no prédio da sede que suporta o dobro do projeto atual “.
Fonte : Câmara Legislativa